
MAIS DE 30 ESPORTISTAS PARTICIPARAM da XIV REMADA de INVERNO em OSÓRIO
🛶🌊O frio, a longa distância e a brisa típica da região são alguns dos desafios dos participantes da XIV Remada de Inverno que ocorreu em Osório.
Foram 33 remadores que participaram do evento que iniciou nesta manhã de sábado (20/06), e que seguiu até este domingo (21/06).
Com temperatura de 13° C, a largada ocorreu na prainha da Lagoa do Peixoto, onde os atletas passaram pelo canal da Linha Peixoto em direção à Lagoa da Pinguela.
Entre os remadores, pelo menos três são de Osório, entre eles, Cilon Ramos, que há décadas pratica a modalidade na região do Litoral Norte. “O pessoal está impressionado com a cidade. Aqui, na prainha, os participantes acamparam desde ontem (sexta-feira), e o roteiro é contornar a Pinguela e acampar nesta noite na Ponta da Ilha. Estão todos impressionados com a região. O potencial que a gente tem é único”, afirma o atleta.
Os remadores são de várias regiões do estado como Pelotas, Porto Alegre, do próprio litoral e também de outros estados como Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Um deles, o carioca José Carlos Villas-Boas Júnior, que realiza projetos sociais de canoagem no Rio de Janeiro, é um entusiasta da modalidade e aproveitou o evento para rever amigos que fez quando morou no Rio Grande do Sul. “Lá no Rio é um calorzinho bom, aqui ‘tá’ um friozinho gostoso. Ainda não está ventando, estou muito feliz de estar aqui, revendo os amigos”, afirma.
O idealizador da Remada de Inverno é Leonardo Esch, e a primeira edição ocorreu em Maquiné em 2011. “É um evento que pode ser replicado em outras épocas, o mais importante é ter o conhecimento técnico. Quando iniciamos, ninguém remava. É um evento para quem já pratica e tem experiência, propondo um desafio de inverno”, explica.
A modalidade é realizada no caiaque oceânico e o equipamento foi munido com bagagem para o acampamento. No total, foram 50 quilômetros de navegação pelas lagoas do Peixoto e Pinguela. No domingo, o grupo retornou para a prainha.
O evento reforça a vocação de Osório para o turismo de natureza e para a realização de eventos esportivos ao ar livre, promovendo lazer, esporte e o contato com as paisagens que caracterizam o município, com as suas diversas lagoas.
A Remada de Inverno tem o apoio da prefeitura de Osório, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude.
📝📸 Texto e fotos: Ascom PMO
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Prefeitura Municipal de Osório