Presidente Lula chega ao RS, mas cancela sobrevoo em áreas atingidas por enchentes por mau tempo

Lula e o governador Eduardo Leite em Santa Maria — Foto: Reprodução Redes Sociais

Lula está em Santa Maria, região com maior número de mortos até o momento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisou cancelar o sobrevoo em Santa Maria (RS), marcado para esta quinta-feira, pelo mau tempo. A cidade é a que registra o maior número de mortes até o momento em razão dos temporais que atingem o estado desde o começo da semana. Lula está reunido com o governador do estado, Eduardo Leite.

Mais cedo, Leite afirmou que é preciso uma “articulação para a mais absoluta perfeita sintonia” entre as Forças Armadas e o estado para o resgate de pessoas, e que não é o momento para “sobrevoos simplesmente”.

— Estamos indo para Santa Maria encontrar o presidente Lula, que está chegando ao Rio Grande do Sul. Mais do que ser um momento para sobrevoo simplesmente, e é isso que estamos trabalhando, (é um momento) de articulação para mais absoluta perfeita sintonia possível entre as Forças Armadas e o estado do Rio Grande do Sul para fazer o resgate das pessoas. Esse é o nosso foco nesse momento e a gente precisa colocar foça total. Nesse momento as aeronaves do Exército que deveriam chegar ontem, ainda não conseguiram chegar ao Rio Grande do Sul, mas já chegou a aeronave de São Paulo.

Lula está acompanhado pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, e por seis ministros, além do comandante do Exército, general Tomás.

Comitiva:

  1. Janja Lula da Silva
  2. Rui Costa, Ministro-Chefe da Casa Civil
  3. Renan Filho, Ministro dos Transportes
  4. Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima
  5. Waldez Góes, Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional
  6. Jader Filho, Ministro das Cidades
  7. Paulo Pimenta, Ministro-Chefe da Secom
  8. Gen Ex Tomás, Comandante do Exército
  9. Maj Brig do Ar Antonio Luiz Godoy Soares
  10. Mioni Rodrigues, chefe do Gabaer
  11. Wolnei Wolff Barreiros, Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil
  12. Carlos Antônio Rocha de Barros, Diretor Executivo do DNIT
  13. Edegar Pretto, Presidente da CONAB

 

Chuvas no Rio Grande do Sul deixaram quantos mortos?

De acordo com a Defesa Civil, o estado já registra 13 mortos e 21 pessoas estão desaparecidas. Ao todo,134 municípios estão afetados pelos temporais, com mais de 3 mil pessoas em abrigos e 5 mil desalojadas.

Nesta terça-feira, Leite chegou a fazer um apelo pela ajuda do governo federal nas redes sociais. “Presidente Lula, por favor envie imediatamente todo o apoio aéreo possível para o RS. Precisamos resgatar já centenas de pessoas em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias”, escreveu.

Por telefone nesta quarta-feira, Lula afirmou ao governador gaúcho que o Ministério da Defesa tem oito aeronaves disponíveis para enviar ao Rio Grande do Sul que aguardam melhora do tempo para decolar.

— Tem oito helicópteros à disposição para ir ao RS que está com problema, que não consegue levantar voo por causa do teto. Mas os helicópteros já estão preparados para ir ao RS assim que o teto permitir — disse o presidente a Eduardo Leite.

Qual é a previsão do tempo para o Rio Grande do Sul?

Meteorologistas preveem uma situação ainda mais dramática e de “gravidade extrema” no Estado por conta das chuvas até o fim de semana, de acordo com o portal MetSul. “As mais recentes projeções de chuva dos modelos numéricos, atualizadas no começo desta quarta-feira, sugerem um cenário dramático para o Rio Grande do Sul com acumulados extremamente altos de precipitação nas regiões mais castigadas por cheias e inundações, o que provocará uma situação de desastre de grandes proporções no estado gaúcho”, analisa a especialista Estael Sias, do MetSul.

A Marinha, o Exército e a Aeronáutica estão empregando 335 militares no apoio à população gaúcha atingida pelas fortes chuvas. O trabalho das Forças Armadas iniciou na última terça-feira e conta com 12 embarcações, cinco helicópteros e 43 viaturas e equipamentos de engenharia para transporte de material e pessoal. As ações ocorrem em apoio à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros.

Quem são as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul?

Metade das vítimas já confirmadas, segundo a Defesa Civil do RS, é formada por pessoas idosas. São casos de descarga elétrica, afogamento e deslizamento de terra.

CHUVAS NO RIO GRANDE DO SUL:

-O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), declarou estado de calamidade pública devido aos mais de 100 municípios impactados pelo temporal no estado.

-O número de mortos pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul subiu para 13, conforme divulgado pela Defesa Civil na manhã desta quinta-feira (2).

-Represa em Caxias do Sul (RS) tem risco de ruptura; prefeitura emite alerta e realiza evacuação da área

-Rio Guaíba (RS) ultrapassa nível de alerta e corre risco de inundação

 

 

oglobo.globo.com

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas