O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) iniciou nesta sexta-feira, 15 de novembro, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) em Santa Cruz do Sul.
Considerado o maior festival amador de arte da América Latina, o evento reunirá, até 17 de novembro, mais de 4.500 competidores em 25 modalidades artísticas e culturais, incluindo danças tradicionais, chula, declamação, trova e outros.
O ENART destaca-se pela diversidade das apresentações e pela valorização das manifestações culturais e artísticas do Rio Grande do Sul, atraindo milhares de espectadores ao Parque da Oktoberfest, onde ocorrerão as danças tradicionais, conhecidas por lotarem o espaço e encantarem o público.
Para Ilva Goulart, presidente do MTG, este será um momento de união e reconstrução.
“Será o ENART da retomada para muitos gaúchos. Tivemos o Rio Grande assolado por enchentes, com CTGs que foram completamente inundados. Mas, com grande resiliência, a maioria das entidades trabalhou na reconstrução, auxiliando a comunidade, oferecendo alimentos e apoio. O ENART traz essa mensagem de superação e solidariedade”, disse.
Além das competições, a programação do Enart 2024 contará com atividades especiais para celebrar a cultura gaúcha.
A Secretaria de Estado da Cultura promoverá, na sexta-feira (15/11), o “Encontro de Artes e Tradição Gaúcha na Comunidade”, um desfile temático que percorrerá o centro de Santa Cruz do Sul, começando às 15h30min na rua Ramiro Barcelos e finalizando na Rua Galvão Costa.
No sábado, 16/11, a Praça Getúlio Vargas será palco da Mostra Artística, com diversas apresentações e um show de encerramento do Grupo Alma Gaudéria.
Programação
A cerimônia de abertura oficial aconteceu sexta-feira (15/11), às 17h30min, com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Medianeira e uma apresentação do DTG Poncho Verde, campeão do ENART 2023.
Durante o fim de semana, as competições intensificam-se com eliminatórias e finais de algumas modalidades.
No domingo, 17/11, o evento culmina com as finais das danças tradicionais, apresentações de danças gaúchas de salão e atrações inclusivas, como a dança gaúcha de salão adaptada para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, representando as 30 Regiões Tradicionalistas.
O ENART 2024 encerra-se com a apresentação do CTG Paixão Côrtes, vencedor do Fegadan 2024, seguido pela Dança da Integração. A cerimônia de encerramento está prevista para 19h30min de domingo.
Do litoral Norte, pertencente a 23ª Região Tradicionalista, participam do Enart 2024 as seguintes entidades:
Danças Tradicionais Adulta Força A
CTG João Sobrinho- Capão da Canoa
Danças Tradicionais Adulta Força B
CTG 20 de Setembro- Xangri-Lá
CTG Patrulha do Rio Grande- Santo Antônio da Patrulha
Intérprete Solista Vocal Masculino
Erick Zanini – CTG João Sobrinho- Capão da Canoa
Chula
Douglas Zanetti Teixeira – Estampa Gaudéria- Xangri-Lá
Declamação masculina
Juliano de Oliveira Coelho –CTG Gaúcho Litorâneo- Tramandaí
Declamação feminina
Brenda Luiza Moreira Magni – PTG Bocal de Prata- Osório
Gaita Botão até Oito Baixos
Adrian Almeida Rodrigues – CTG Querência do Imbé
Trova campeira
Felipe Viola de Menezes – CTG Querência do Imbé
JPN
jplitoral.com.br