Outros quatro balneários também foram apontados como impróprios.
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou nesta sexta-feira o nono boletim do programa Balneabilidade temporada 2025/2026.
Os resultados são referentes às coletas realizadas nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro de 2026 nos 96 pontos monitorados em praias e balneários do Rio Grande do Sul.
Conforme os resultados do Boletim 9, são cinco os pontos impróprios para banho – dois a mais do que na semana passada.
Novamente, todas as praias do Litoral Norte estão aptas a receber os banhistas , mas a Lagoa do Peixoto, em Osório, segue imprópria pela quinta semana consecutiva.
Em comparação ao oitavo boletim, o balneário do Rio Camaquã, em Cristal, deixou a lista, enquanto dois locais em Pelotas e um em Santa Maria voltaram a apresentar condições adversas.
Entre os pontos impróprios, os localizados em Osório e Pelotas apresentaram alto índice de cianobactérias (242.338 células/ml na Lagoa do Peixoto; e 51.000 células/ml em cada um dos pontos em Pelotas — o limite é 50.000), o que indica condições de eutrofização (excesso de nutrientes).
Além dos locais estarem impróprios para banho, os gêneros predominantes de microrganismos (Aphanocapsa sp., Raphidiopsis sp. e Aphanizomenon sp. em Osório; e Microcystis sp. em Pelotas) são potenciais produtores de toxinas, e a exposição a essa água pode levar a intoxicações agudas ou crônicas.
Pontos impróprios para banho
- 1 – Osório — Lagoa do Peixoto
- 2 – Pelotas — Valverde – Trapiche
- 3 – Pelotas — Valverde – Av. Sen. Joaquim A. Assumpção
- 4 – Piratini — Balneário Municipal Klérfim Cardoso – Rio Piratini
- 5 – Santa Maria — Balneário Passo do Verde – Rio Vacacaí
Correio do Povo












