Os desfiles cívicos de 7 de setembro, em comemoração à Independência do Brasil, está acontecendo de norte a sul do Brasil na manhã deste domingo.
Mas em Brusque, cidade que fica no interior de Santa Catarina, uma cena triste marcou o ato.
No final do evento, quando os veículos militares estavam desfilando pela avenida Beira Rio, um jipe ficou sem freio e o motorista perdeu o controle do carro, atropelando pelo menos três pessoas que estavam na calçada acompanhando o evento (assista abaixo).
Desfile patriótico em Brusque.
07 de setembro e o exército mostrando para o que veio pic.twitter.com/PLAwqMSBAs— Rubi. (@rubyrgamba) September 7, 2025
Com o impacto, as três pessoas foram jogadas para trás. A vítima que se feriu com mais gravidade foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada a um hospital da cidade em estado grave.
Apesar de consciente, ela estava muito nervosa e se queixava de dores. Ela sofreu uma fratura no tornozelo e uma possível lesão na coluna.
As outras duas foram atendidas ali mesmo por equipes do Corpo de Bombeiro e Polícia Militar. Uma delas estava acompanhada de duas crianças, uma de colo, que por sorte, sofreram apenas arranhões.
Apurações
Até o prefeito de Brusque, André Vechi, e o vice, Deco Batisti, que estavam no evento, decidiram deixar o palco onde estavam as autoridades para auxiliar as vítimas.
A Prefeitura de Brusque emitiu nota e afirmou que já está apurando os fatos.
O veículo não pertence ao Tiro de Guerra, do exército, e sim a um grupo de entusiastas donos de veículos militares. O condutor do veículo permaneceu no local e prestou socorro, mas poderá responder por lesão corporal culposa.
Nota oficial da Prefeitura de Brusque:
“A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), informa que presta total e irrestrito apoio às duas vítimas atingidas por um veículo que fazia sua apresentação no desfile cívico de 7 de setembro.
Conforme o comandante dos bombeiros em Brusque, capitão Rafael De Fáveri, uma mulher idosa foi conduzida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em estado inicialmente grave.
Outra mulher foi conduzida pelos bombeiros com ferimentos mais leves e sem maiores riscos iminentes.
Ressaltamos que o governo municipal já iniciou o processo de apuração dos fatos, para que tudo seja esclarecido da melhor forma no tempo oportuno.
Aproveitamos, ainda, para informar que o veículo que atingiu as espectadoras não pertence ao Tiro de Guerra e nem à Prefeitura de Brusque, mas, sim, a um grupo de entusiastas de veículos militares antigos.”
baccinoticias.com.br