Grupos classificados após a última Inter-Regional realizada em Capão da Canoa.
A 23ª Região Tradicionalista (RT), que engloba o Litoral Norte e Santo Antônio da Patrulha, garantiu presença com quatro invernadas artísticas na final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) 2024.
Na Força A, dois grupos participarão, enquanto outros dois representarão a região na Força B.
O CTG João Sobrinho, de Capão da Canoa, obteve sua vaga na Força A durante a Inter-Regional do fim de semana, ficando em 13º lugar e garantindo um dos 16 lugares disponíveis.
O PTG Bocal de Prata, de Osório, já estava classificado após seu vice-campeonato em 2023. A final do Enart contará com 40 no total e será realizada em novembro na cidade de Santa Cruz do Sul.
Na Força B, o GTC 20 de Setembro, de Xangri-Lá, e o CTG Patrulha do Rio Grande, de Santo Antônio da Patrulha, garantiram suas vagas ao conquistarem o 1º e 3º lugares, respectivamente. Com isso, a região auemntou o número de participantes em comparação ao ano anterior, que contou com 2 grupos.
A 3ª Inter-Regional, que ocorreu em Capão da Canoa nos dias 28 e 29 de setembro, foi a última etapa classificatória do ano, reunindo grupos de nove regiões. O CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, foi o vencedor da Força A.
Este evento foi uma realização da parceria entre Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, Prefeitura de Capão da Canoa/ Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Governo do Estado do RS/ Secretaria de Estado da Cultura por meio de emenda parlamentar do Gabinete do Deputado Estadual Sérgio Peres.
E conta com o apoio da 23ª Região Tradicionalista e Fundação Cultural Gaúcha – FCG.
Fotos: Retrato Gaúcho
Lucas Filho