Uma comitiva da prefeitura de Osório visitou nesta última quarta-feira (26/03), o município de Estância Velha, no Vale dos Sinos, para conhecer as ações implementadas por meio da adesão da cidade ao projeto Cidade das Crianças, no qual, o município de Osório também faz parte.
Participaram da atividade o secretário municipal de Educação, Marcelo Reis, as supervisoras da Educação Infantil, Carla Weber e Lilian Leão e os arquitetos Alencar Massulo e Raiana que foram recebidos pelo prefeito, Diego Francisco e a professora Jaque Hansen.
Na oportunidade, foram visitadas escolas, projetos ecológicos, praças naturalizadas e a sede administrativa do Executivo.
“É uma cidade que está trabalhando muito a acessibilidade, ambientes humanizados, com espaços direcionados para as crianças. Todas as praças, por exemplo, têm equipamentos voltados às crianças. E as escolas trabalham muito com materiais reutilizáveis, evitando a utilização de plástico, os brinquedos das pracinhas são de madeira”, disse o secretário Marcelo, sobre a visita técnica.
O PROJETO A CIDADE DAS CRIANÇAS
Presente em mais de 300 cidades no mundo inteiro, o projeto internacional “A Cidade das Crianças” nasceu em Fano, Itália, em 1991, a partir da iniciativa do psicopedagogo Francesco Tonucci, com uma intenção política precisa: promover uma mudança no parâmetro de governança da cidade, colocando a criança como prioridade – ao invés do perfil tradicional do homem adulto que trabalha e dirige.
As crianças assumem um papel ativo no processo de mudança, participando concretamente do governo e do projeto da cidade e se apropriando do espaço urbano.
O projeto tem o prefeito e sua equipe como interlocutores naturais, pois todos os setores da administração devem estar envolvidos de forma transversal.
O Município de Osório aderiu ao Projeto por meio do Decreto nº 160/2022, tendo sido a segunda cidade brasileira a pertencer à Rede Internacional.
As atividades prévias iniciaram em 2021, com o projeto colaborativo da nova Escola Municipal Francisco Panni feito com as crianças e com a participação dos alunos das escolas da rede pública municipal na etapa de diagnóstico da Revisão do Plano Diretor 2022-2024.
O novo texto do Plano Diretor garante a participação direta das crianças na estrutura de planejamento e gestão da cidade, por conta da criação do Comitê das Crianças de Osório – CCO como “órgão consultivo vinculado ao Conselho do Plano Diretor e de colaboração governamental” (Lei nº 3.902/2006, Art 176-A).
Texto e fotos: Ascom PMO
Prefeitura Municipal de Osório