Frio deve marcar o amanhecer, mas temperatura será amena durante a tarde.
A instabilidade e a chuva voltam a marcar o tempo no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 24, após um curto período de tempo firme em boa parte do Estado.
Conforme a MetSul Meteorologia, o tempo já mudou nesta quarta-feira, 23, nas regiões Oeste e Noroeste e deve alcançar outras regiões na quinta, com desaque para o Centro e a Metade Norte gaúcha.
Pontos da Metade Sul também podem ser afetadas.
Segundo a MetSul, os volumes tendem a ser baixos na maioria das localidades.
Na sexta, 25, ainda pode ter chuva no começo do dia em pontos do Nordeste gaúcho e ao longo da sexta de forma isolada no Norte do estado, na divisa com Santa Catarina.
Mesmo assim, há chance de aberturas em parte desta quinta em diferentes locais.
A madrugada e o começo da manhã são frios. Já a tarde será amena ou fria conforme a localidade com marcas mais baixas na Serra e nos Campos de Cima da Serra.
Frente fria
A instabilidade será consequência do avanço de uma frente fria associada a uma massa de ar frio de trajetória oceânica que se desloca pela costa do Sul do Brasil com temperatura baixa principalmente no Sul e no Leste gaúcho.
Soma-se a isso ainda a atuação de áreas de menor pressão atmosférica pelo contraste entre o ar mais frio na costa e o ar mais aquecido no interior do continente.
Período de instabilidade
A chuva desta segunda metade da semana vai marcar o começo de um período com maior instabilidade na Região Sul que trará chuva mais frequente para os três estados da região nesta última semana de julho e no começo de agosto.
É uma ruptura em relação ao padrão que vinha se observando, já que desde o episódio de chuva volumosa do fim de junho – que trouxe repique de cheias – o tempo esteve predominantemente seco com precipitação abaixo da média no Sul do Brasil.
Chuva com maiores acumulados e mais generalizada é esperada no fim de semana e no começo da semana que vem.
Novas áreas de instabilidade vão chegar com chuva até o final do sábado em várias regiões gaúchas.
No domingo, chove em quase todo o Rio Grande do Sul e com mais altos volumes.
Na segunda, ainda haverá chuva em diversos pontos, com os maiores acumulados nas Metades Sul e Leste do estado, acompanhando uma área de baixa pressão.
Correio do Povo