Válido até a noite desta quinta-feira (8), comunicado aponta que baixa dos termômetros pode representar “leve risco à saúde”.
Por volta das 18h desta quarta-feira (7), os termômetros devem começar a registrar os efeitos da atuação da nova frente fria que ingressou no Rio Grande do Sul pela manhã.
Em alerta que abrange todas as regiões do Estado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou “perigo potencial” de declínio de temperatura entre as 18h desta quarta-feira e às 23h59min de quinta-feira (8).
Oriunda da Argentina, a massa de ar frio impede a elevação dos termômetros e avança sobre o território gaúcho.
A combinação da variação do vento gelado vindo do país castelhano com o ar quente e úmido que sopra do centro-oeste do Brasil resulta na formação de nuvens carregas com chuva que atingem o Rio Grande do Sul.
O comunicado aponta que a temperatura pode baixar entre 3ºC e 5ºC graus durante o período, em todos os municípios do RS.
A mudança climática pode representar “leve risco à saúde”, conforme o Inmet.
A mínima prevista para Porto Alegre nesta quarta-feira é de 18ºC, temperatura acima da máxima projetada para a Capital na quinta-feira, quando os termômetros devem marcar 16ºC.
O alerta ainda abrange quase todo o território de Santa Catarina e parte da metade oeste do Paraná.
Alerta de chuva
A quarta-feira deve ser chuvosa em boa parte do Rio Grande do Sul.
Um segundo alerta do Inmet aponta chuva intensa, com incidência de até 50 milímetros até as 12h, em Porto Alegre e nas regiões Metropolitana, Norte, Central, Vales e Sul, com possibilidade de tempo estável apenas na divisa com Santa Catarina.
Na manhã de quinta-feira, a instabilidade avança em direção ao centro-oeste do Brasil e a tarde deve ser de céu nublado e tempo seco nas regiões Central, Metropolitana e Vales.
gauchazh.clicrbs.com.br