Inmet emite novos alertas de tempestades para o RS nesta Quinta-feira

Nuvens com descargas elétricas no Vale do Rio Pardo. Imagem: Rosana Klafke/Agora RS

Há expectativa de chuvas pelo menos até a manhã da sexta-feira (21). IPH prevê chuvas ainda nos próximos dias e recomenda cuidados.

O Rio Grande do Sul segue em alerta para tempestades.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou uma série de alertas, descrevendo o movimento das instabilidades nas próximas horas. Há expectativa de chuvas pelo menos até a manhã da sexta-feira (21).

Primeiramente, há previsão da continuidade até às 15h das tempestades para a faixa Norte do território gaúcho. Este alerta é amarelo, de baixa intensidade.

Do meio da tarde até o fim do dia, o alerta amarelo passa a se restringir ao Nordeste, um área que corresponde a cidades como Passo Fundo, Erechim, Caxias do Sul e Novo Hamburgo.

Também às 15h, entra em vigor um outro alerta, este laranja, de média intensidade, porém para a faixa Oeste do Rio Grande do Sul (confira no mapa abaixo).

Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e chance de queda de granizo.

O aviso se estende até a manhã de sexta.

imagick_convert-4 Inmet emite novos alertas de tempestades para o RS nesta Quinta-feira

A partir da meia-noite, ainda, toda a faixa Leste passar a estar sob alerta amarelo. A chuva ocorre durante a manhã. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.

imagick_convert-1-2 Inmet emite novos alertas de tempestades para o RS nesta Quinta-feira

IPH

O IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) prevê elevados volumes nos próximos 10 dias.

Os acumulados podem superar 150 mm principalmente pelas chuvas a partir da semana que vem. Previsões indicam ventos moderados sobre o Guaíba e Laguna dos Patos de direção norte e de direção sul na quinta-feira e início da semana que vem.

Diante disso, o IPH recomenda atenção especial a população afetada. Ações para a limpeza das áreas afetadas e restabelecimento o quanto antes das estruturas de proteção em precaução a alagamentos e inundações futuras. “Os cenários atuais não preveem níveis acima da cota de inundação, mas os níveis de alerta requerem atenção e preparação para operação dos sistemas de controle de cheia”, finaliza o comunicado.

agorars.com

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas