A iniciativa prevê a valorização da culinária e a cultura local, promovendo oportunidades e renda extra aos 21 empreendedores que compõem o evento.
Começa nesta quarta-feira, em Canela, na serra gaúcha, o Festival de Gastronomia e Cultura que visa valorizar a culinária e a cultura local, promovendo oportunidades e renda extra aos 21 empreendedores que compõem o evento.
Essa iniciativa é mais uma ação para fomentar o setor econômico e turístico na região, visando a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio.
Ao todo 22 artistas locais participarão do evento que segue até dia 15 de setembro. Músicos, dançarinos, bonequeiros, poetas e atores darão um colorido especial à programação, apresentando músicas autorais e peças exclusivas desenvolvidas especialmente para o festival.
O evento, que conta com decoração temática espalhada pela cidade, vai promover a integração entre atrações culturais, artísticas e a gastronomia com pratos e receitas criadas exclusivamente para o festival.
Os cardápios, salgados e doces, poderão ser degustado pelos visitantes, moradores e turistas entre os restaurantes, hotéis, pousadas e parques participantes.
Os valores variam de R$ 19 a R$ 120.
A coordenação da programação cultural do evento é de Lisi Berti, atriz, diretora e empresária. “Além de trazer para o evento uma programação intensa com muita música, poesia, teatro, teatro de bonecos, estátuas vivas e artes visuais, o evento é uma oportunidade para que os profissionais da área cultural possam atuar em eventos aqui da nossa cidade, o que é uma motivação extra para todos”, destaca.
Outro momento importante será o Encontro Memória, História e Sabores de Canela, programado para acontecer no dia 12 de setembro, no auditório do Campus Universitário da Região das Hortênsias (UCS) em Canela.
Durante o encontro será feito um resgate sobre a cultura e a culinária da cidade, destacando personalidades e lugares que marcaram o setor, na presença de historiadores, chefes, donos de restaurantes e amantes da gastronomia.
O evento é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC) e Abrasel Hortênsias, unindo o setor empresarial e turístico com restaurantes, hotéis, pousadas e parques associados.
Correio do Povo