No dia em que completaria 90 anos de idade, Benito Barbosa Izolan, recebeu como forma de reconhecimento e amizade, na tarde desta segunda-feira (10), a homenagem através de um totem na praça que leva seu nome, localizado em frente à casa onde ele viveu por muitos anos no centro da cidade.
A iniciativa partiu da “Confraria do Almoço”, grupo social que reúne cerca de 13 amigos, do qual o Professor Izolan foi um membro ativo durante os 25 anos de existência do grupo, deixando um legado de amizade que perdura até hoje.
“Pensamos em um primeiro momento nominar um rua, mas encontramos dificuldades, e descobrimos essa praça em frente à casa dele, que não tinha nome, e daí pedimos autorização”. Disse Teodoro Matos Tomaz , amigo e principal idealizador da homenagem.
Além de membros do grupo, amigos e familiares, autoridades do município como o Prefeito Roger Caputi, secretários, vereadores, membros do Lions, e da Unicnec estiveram presentes no ato.
Além da placa em homenagem ao Professor Benito Barbosa Izolan, o local recebeu dois bancos que podem ser utilizado como um novo espaço público para a cidade.
Benito Barbosa Izolan dedicou 30 anos de sua vida à educação, atuando como professor na Escola Idelfonso Simões Lopes.
Sua contribuição para a educação de Osório não parou por aí; ele foi um dos fundadores da CNEC Osório, contribuindo significativamente para o desenvolvimento educacional da região.
Além de educador, Izolan foi um jornalista respeitado, advogado, pesquisador e autor de livros e artigos.
Sua influência e dedicação à comunidade são evidentes não apenas no campo educacional, mas também na vida cultural e intelectual da cidade.
Benito Barbosa Izolan, nasceu em 10/06/1933 em Santo Ângelo, RS, e faleceu em Osório, em 26/02/2019.
Foi casado com a Professora Yolanda Walkiria de Andrade Izolan.
Não tiveram filhos.
Lucas Filho