O Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí realiza nesta sexta-feira, 22 de novembro, o 12º Ciclone do Saber- Mostra de Iniciação Científica.
A atividade acontece na Sociedade Amigos de Tramandaí e reunirá 136 trabalhos desenvolvidos por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Curso Normal.
Conforme a diretora da escola, Jaqueline Costa, ao longo dos anos, a mostra veio se aperfeiçoando e ampliando suas pesquisas, temáticas e engajando-se em propostas capazes de causar ações e reflexões no meio onde o aluno está inserido “O processo de pesquisa busca cada vez mais garantir o protagonismo e a autonomia do estudante, aguçando a curiosidade e estimulando a resolução de problemas.”, disse a diretora.
O professor Sergio Job Lima ressaltou que os alunos realizam pesquisas em campo para a efetivação dos trabalhos e que a inserção dos alunos na atividade tem sido muito positiva. “ Também é uma forma de prepará-los para o futuro, pois o conhecimento adquirido na confecção das pesquisas e dos trabalhos poderá ser utilizado na universidade, por exemplo.” Disse.
O Instituto Barão é pioneiro neste modelo de atividade no Estado e tem participado de inúmeros eventos no RS e fora dele. Recentemente, alunos da escola estiveram em uma mostra científica na Bahia.
Os trabalhos são avaliados por uma comissão avaliadora formada por professores e convidados. O Campus Litoral da UFRGS participa do evento.
“ Convidamos toda a comunidade a conhecer os trabalhos que serão expostos na Sociedade Amigos de Tramandaí.” Convidou a diretora.
O horário de apresentação será das 9h às 12 e das 14h30 às 17h desta sexta-feira, 22 de novembro, na Sociedade Amigos de Tramandaí, localizada da Avenida da Igreja 624, Centro.
jplitoral.com.br