Hospital Tramandaí emitiu comunicado neste sábado, 30 de março, que estará suspendendo as atividades do Centro Obstétrico e do Serviço de Obstetrícia a partir das 8h desta segunda-feira, 1º de abril.
O comunicado diz que o Hospital Tramandaí e a saúde pública como um todo vem enfrentando dificuldades constantes, devido ao escasseamento de recursos públicos, somado ao alto custo operacional das casas de saúde e aumento exponencial de insumos e material médico, que culminam na necessidade de reavaliação dos serviços.
O contrato com a empresa que prestava os serviços no setor encerrou neste final de semana e conforme o comunicado, não há no momento opção para substituição.
A nota pede ainda que não sejam mais enviados pacientes até que sejam tratadas e resolvidas estas questões e solicitamos auxílio dos gestores estaduais para a pronta transferência das gestantes que ainda encontram-se internadas.
O comunicado foi assinado pelo diretor técnico do Hospital Tramandaí, Dr. Diego Morales.
Às 8h30 o Hospital Tramandaí estará em reunião com o Simers (Sindicato Médico do RS) para buscar uma solução.
Na noite desta sexta-feira, 29 de março, a Justiça determinou liminarmente, que o Estado do Rio Grande do Sul e o Município de Tramandaí têm 24 horas para assegurar a transferência de recursos financeiros suficientes para garantir o funcionamento do atendimento de emergência e da maternidade do Hospital Tramandaí, sob pena de bloqueio de valores para satisfazer a obrigação.
A partir da transferência dos valores, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, responsável pelo Hospital Tramandaí, tem prazo de 24 horas para fazer funcionar, com regularidade, o atendimento na maternidade, sob pena de multa diária no valor de R$10 mil em caso de descumprimento.
Conforme a promotora de Justiça Mari Oni Santos da Silva, a ação foi ajuizada após o MPRS ter sido informado sobre a suspensão dos serviços médicos de clínico geral plantonista para emergência, clínico geral para a rotina hospitalar, neonatologia e pediatria do hospital
A paralisação dos médicos nesta segunda-feira segue mantida, segundo o Simers.
jplitoral.com.br