Serviço de avaliação do funcionamento do coração beneficiará pacientes de 23 municípios do Litoral Norte que teriam que realizar exames em Porto Alegre.
O Hospital LifePlus, de Xangri-Lá, inaugurou a Hemodinâmica, serviço fundamental para avaliar o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos e definir o procedimento mais assertivo para pacientes com problemas cardíacos. Isso beneficia pacientes de 23 municípios do Litoral Norte, que até então deveriam ir necessariamente a Porto Alegre para realizar esses exames.
“Tanto na forma eletiva quanto no pronto-atendimento, os pacientes tinham que ser encaminhados para instituições de saúde de Porto Alegre e municípios vizinhos, como Canoas, cerca de 130 quilômetros distante. Principalmente em casos cardíacos, o tempo de atendimento é decisivo para salvar uma vida e garantir a melhor qualidade no atendimento”, pontua o diretor executivo da Rede de Hospitais LifePlus, Mauro Borges.
O serviço atende pacienteAlém dos pacientes ugerntes, a chegada do serviço vai acabar com a fila de espera para a realização de exames, que hoje é de cerca de 150 moradores da região. Borges acredita que esses pacientes podem ser todos atendidos em até 90 dias, em paralelo à demanda esperada de 40 novos casos por mês.s privados e de convênios com secretarias municipais e estaduais. A hemodinâmica avalia as coronárias, se há obstrução em artéria, por exemplo, e o setor é capacitado para, caso necessário, colocar stent (pequeno dispositivo expansível de forma tubular, inserido no interior de uma artéria para prevenir ou evitar a obstrução).
“Nosso foco é atender as reais demandas da população. Além das pessoas que moram no Litoral Norte o ano todo, há uma população flutuante, que precisa contar com uma estrutura hospitalar que lhe dê segurança”, afirma Borges. Segundo o diretor, uma
A melhoria faz parte de uma séestrutura de saúde robusta pode ser determinante, inclusive, para a decisão de moradia definitiva no Litoral.rie de investimentos realizados pelo grupo que assumiu o hospital há um ano. Para colocar a hemodinâmica em funcionamento foram necessários, além da aquisição de equipamento, a montagem de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e a contratação e o treinamento de uma equipe de cerca de 30 pessoas, formada por profissionais médicos, de enfermagem, nutrição e higienização.
Além do serviço completo de cardiologia não invasiva, incluindo eletrocardiograma com esteira, Monitor Holter e MAPA (exame que faz medições regulares da pressão arterial durante 24 horas), a nova gestão do hospital também investiu no centro cirúrgico para a realização de cirurgias mais complexas, e na qualificação de equipe em todos os setores.
Governo anuncia parcerias com o LifePlus
O vice-governador Gabriel Souza e a secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann, presentes no evento, anunciaram programas que contemplam o atendimento além dos já previstos pelo hospital, como planos de saúde e convênios diretos com as prefeituras.
“O Litoral Norte é a região que mais cresce em população no Estado e precisamos melhorar os serviços ofertados. Não queremos mais esse tempo de espera em cateterismo e outros exames cardiovasculares, por isso é tão importante essa parceria com o Life”, afirmou o vice-governador, sinalizando a assinatura do contrato que prevê o acesso a procedimentos de alta complexidade, como cateterismo, angioplastia, cirurgias cardiovasculares e internações clínicas.
“Certamente este empreendimento vai suprir uma necessidade regional e atender a população com qualidade, expertise e alta tecnologia, para salvar muitas vidas”, declarou a secretária. Arita Bergmann anunciou ainda a contratualização dos serviços de Oferta de Cuidado Integrado em Saúde (OCis) e a adesão ao Programa de Matriciamento e Apoio Especializado (PMAE). A iniciativa contempla atendimentos mensais nas especialidades de proctologia, urologia, cardiologia, ginecologia e traumatologia, totalizando 370 consultas mensais.
Correio do Povo