Agendamento não é obrigatório, mas pode ser feito pelo site da Secretaria da Saúde.
O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), assim como as unidades de Santa Maria, Pelotas e Passo Fundo, solicitam doações de sangue de todos os tipos, preferencialmente os do tipo O.
O atendimento em Porto Alegre é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na avenida Bento Gonçalves, 3.722, bairro Partenon.
A lista completa dos locais onde a pessoa pode doar sangue, assim como o agendamento (não obrigatório), está disponível no site da Secretaria da Saúde (SES).
Doação
Atualmente, o Hemocentro do Estado distribui sangue e derivados para cerca de 40 hospitais. São necessárias cerca de 100 bolsas de sangue doadas todos os dias para suprir a demanda. Uma doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas.
A doação de sangue e seu processamento são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão (como vítimas de acidentes) e de cirurgias ou que se encontram em outras situações clínicas.
Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques.
O sangue não tem substituto e, por isso, a doação voluntária é fundamental.
Requisitos para a doação de sangue:
- estar em boas condições de saúde;
- apresentar documento oficial de identidade com foto;
- ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal);
- pesar no mínimo 50 kg com desconto de vestimentas;
- ter dormido pelo menos seis horas antes da doação;
- não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
- não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
Correio do Povo