Gravações de “Aba Larga” mobilizam o interior do Rio Grande do Sul e revelam reencontros marcados pela memória

still casa inendiada. Foto: Breno Fixman
still casa inendiada. Foto: Breno Fixman

Gravações de “Aba Larga” mobilizam o interior do Rio Grande do Sul e revelam reencontros marcados pela memória

As filmagens de “Aba Larga”, novo longa-metragem de Emiliano Ruschel, estão em pleno andamento no Rio Grande do Sul, passando por Santa Maria, os distritos de Arroio Grande, Santa Flora e Boca do Monte, além de Porto Alegre, Itaara e Silveira Martins. A produção, que revisita a história dos patrulheiros da Brigada Militar conhecidos como Abas Largas, tem estreia prevista para 2026 e promete recolocar o western gaúcho no centro do cinema brasileiro.

Mais do que um filme de ação ambientado no pampa, Aba Larga é uma jornada entre mito, memória e fronteira moral. A narrativa acompanha o ex-capitão Júlio Tedesco (Ruschel), convocado a retornar à ativa para investigar o assassinato de um oficial, desencadeando uma trama de perseguições a cavalo, batalhas noturnas e dilemas éticos. O elenco reúne nomes consagrados como Werner Schunemann, Zé Vitor Castiel, Roberto Birindelli, Angela Dipp, Juliana Silveira, Jairo Mattos e Eduardo Estrela. 

Com 25 diárias de filmagem, o longa envolve mais de 240 figurantes, dezenas de cavalos e apoio direto da Brigada Militar para garantir autenticidade nos uniformes e nos protocolos. A produção tem direção de fotografia marcada por contrastes — a imensidão dos campos do pampa e os rostos marcados pelo tempo — e cenas intensas como o cerco à Fazenda Dona Elvira, gravado com fogo real.

As gravações que iniciaram em setembro em Santa Maria encerram dia 14 de outubro na região central. De 14 à 17, o longa segue sendo gravado em Porto Alegre. Embora o longa ainda esteja na fase de produção, a curiosidade sobre ele é grande. O instagram do filme @abalargaofilme alcançou 822  mil visualizações nos últimos 30 dias. 

O projeto, realizado pela Ruschel Studios foi contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo de 2024.  

Still campo Emiliano em cena. Foto Breno Fixman
Still campo Emiliano em cena. Foto Breno Fixman

Um western dos pampas

Ambientado nos anos 1960, o filme revisita o imaginário dos patrulheiros que surgiram oficialmente em 1955, quando a Brigada Militar criou o Regimento de Polícia Rural Montada para combater o contrabando e o roubo de gado. O chapéu de aba larga, símbolo de bravura e distinção, transformou-se em ícone cultural — inspiração para programas de rádio, quadrinhos de Getúlio Delphino e até um filme nos anos 1960. “São os nossos heróis, que cuidam da nossa segurança e da segurança das nossas famílias”, afirma Ruschel. O filme traz o gênero western para o sul do Brasil, substituindo o deserto do Arizona por campos secos, bolichos, mate e cavalarias, e resgatando a ambiguidade entre honra e violência institucional.

Biografia do diretor:

O cineasta Emiliano Ruschel, além de ator também é diretor e produtor de conteúdo nacional e internacional, realiza seu décimo longa-metragem na direção do filme “ABA LARGA”. Com direção e produção de Ruschel, seu filme “Maverick: Manhunt Brazil”, uma coprodução entre Estados Unidos e Brasil, falado 90% em Inglês rodado em Los Angeles, ganhou inúmeros prêmios, entre eles o de Melhor Filme Internacional, no Los Angeles Brazilian Film Festival. Atualmente o filme está na Amazon Prime em mais de 190 países incluindo US, Canadá, Inglaterra, Austrália, França, Itália, Portugal, Espanha, Alemanha, Suíça entre outros. 

O filme “Segredos” dirigido por Emiliano Ruschel, lançado dia 24 de outubro de 2024 nos cinemas de todo o Brasil, está atualmente disponível na Amazon Prime. O filme venceu o Prêmio de Melhor Filme no Marbella International Film Festival na Espanha, além de mais 15 prêmios entre eles, melhor filme, diretor, atriz e ator, protagonizado por Danni Suzuki e Emiliano Ruschel, conta ainda com um grande elenco, entre eles Monique Lafont e o ator inglês David Herman.

Lançado dia 29 de setembro de 2025 nos cinemas “Quarta-feira de Cinzas” que Emiliano Ruschel estrela ao lado de Kéfera Buchmann, Daniela Escobar, Juliano Laham e grande elenco. Em 2025 Emiliano Ruschel lançou o documentário “Monsenhor João Benvegnú” e vai lançar mais dois documentários até o final do ano, o documentário “Entre Linhas” gravado na cidade de Guaporé e o documentário “Teixeirinha o gaúcho coração de Passo Fundo” gravado em Passo Fundo e Porto Alegre. 

Atualmente Emiliano Ruschel está gravando o filme “Aba Larga” até o dia 20 de outubro e a partir de 16 de novembro começa as gravações do filme “Não Volte para Casa”. Em 2026 a previsão de lançamento dos filmes “O Velho Fusca” gravado no Rio de Janeiro conta com Cléo Pires, Danton Mello, Tonico Pereira e grande elenco. Filme que é dirigido e produzido por Emiliano Ruschel além dos filmes “Não Volte para Casa” e o filme “Aba Larga” todos com direção de Emiliano Ruschel.

Still campo Emiliano em cena. Foto Breno Fixman
Still campo Emiliano em cena. Foto Breno Fixman

Ficha Técnica:

Direção: Emiliano Ruschel

Produtor Executivo: Beto Rodrigues e Ane Siderman

Roteiro: Pedro Zimmermann e Emiliano Ruschel

Argumento: Paulo Leônidas de Barros e Emiliano Ruschel

Elenco: Emiliano Ruschel (personagem Júlio Tedesco) , Werner Schunneman (Antunes Braga) , Roberto Birindelli (Tenente Monteiro), Angela Dippe (Dona Elvira), Juliana Silveira (Isabel), Zé Victor Castiel (comandante Montenegro), Eduardo Estrela (Otavio Lins) , Luis Franke (Lúcio) e Guilherme Comelli (Vírgilio) .

Diretor de Fotografia: Ricardo Rheingantz

Diretor de Arte: Adriana Nascimento Borba

Figurino: Coca Serpa

Maquiagem: Nancy Marignac

Técnico de Som: Juan Quintáns

Direção de Produção: Taty Behar

Assistência Executiva: Aline Nizzola e Paola Mallmann

Produção: Ruschel Studios

Foto Still: Breno Surreaux

Locações: Santa Maria, Arroio Grande, Santa Flora, Boca do Monte, Porto Alegre, Itaara e Silveira Martins.

set emiliano e equipe. Foto_ Breno Fixman
set emiliano e equipe. Foto_ Breno Fixman

Serviço

Estreia: 2026
Produção: Ruschel Studios
Instagram: @abalargaofilme
Diretor: @emilianoruschel | emilianoruschel.com
Produtora: ruschelstudios.com

Conteúdo de divulgação:

Fotos: Breno Fixman / Finish

Vídeos making Off: Produção Finish / Captação: Gabriel Ribas. Edição: Maira Trindade

TEXTO E ASSESSORIA DE IMPRENSA: 

Melina Guterres (Mel Inquieta)

REDE SINA COMUNICAÇÃO – (55) 98170-9777 – (55) 99626-8290

sinarede@gmai.com / www.redesina.com.br

* Observação à imprensa: Colegas jornalistas que desejem  realizar entrevistas ou cobertura durante as gravações, podem chamar no whats  (55) 98170-9777 – (55) 99626-8290 para agendar dia, horário e local. As gravações acontecem até 14 de outubro em Santa Maria e região e de 15 a 17 em Porto Alegre. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: REDE SINA / MELINA GUTERRES (MEL INQUIETA)


Gravações de “Aba Larga” chegam a Porto Alegre e encerra ciclo de filmagens do western gaúcho de Emiliano Ruschel

Após mobilizar o interior do Rio Grande do Sul com filmagens em Santa Maria, Itaara e Silveira Martins, o longa-metragem “Aba Larga”, dirigido por Emiliano Ruschel, entra em sua reta final com as gravações na capital Porto Alegre, entre os dias 15 e 17 de outubro, das 11h às 23h. 

As filmagens na capital acontecem em locações emblemáticas, como o Cemitério Municipal, a sede da Brigada Militar, uma ferrovia, um trem em movimento, um sítio na zona rural e um apartamento, encerrando um ciclo que atravessou o Estado e uniu campo, cidade e memória em torno da narrativa.

Ambientado nos anos 1960, o filme acompanha o ex-capitão Júlio Tedesco (Ruschel), convocado a retornar à ativa para investigar o assassinato de um oficial. A trama mistura perseguições a cavalo, batalhas noturnas e dilemas éticos, em um retrato cinematográfico das fronteiras entre honra e violência institucional.

O elenco reúne Werner Schünemann, Zé Victor Castiel, Roberto Birindelli, Angela Dipp, Juliana Silveira, Jairo Mattos e Eduardo Estrela, além de figurantes e técnicos que dão vida a uma produção de escala épica.

Com 25 diárias de filmagem, o projeto envolveu mais de 80 pessoas na produção, 240 figurantes, dezenas de cavalos e apoio direto da Brigada Militar, garantindo autenticidade em uniformes, armas e protocolos. Nesta semana, o instagram do filme ultrapassou 900 mil visualizações.

Para Ruschel, que também atua e produz o filme, “Cada gravação tem trazido a força da terra, dos seus silêncios e contradições. É uma experiência intensa e simbólica filmar nesses locais históricos, ao lado de pessoas que vivem e respiram esse território. A gente sente que está reconstruindo memórias e, ao mesmo tempo, criando um novo mito para o nosso cinema.”

A produção, contemplada pela Lei Paulo Gustavo 2024, conta também com grande apoio da Brigada Militar e revisita a história dos patrulheiros da Brigada conhecidos como Abas Largas, prometendo recolocar o western gaúcho no centro do cinema brasileiro.

Diretor em ascensão internacional

Ator, diretor e produtor, Emiliano Ruschel acumula prêmios e projeção internacional. Seu longa “Maverick: Manhunt Brazil”, coprodução Brasil–EUA, venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional no Los Angeles Brazilian Film Festival e está disponível na Amazon Prime em mais de 190 países.
Recentemente, dirigiu “Segredos” (2024) — estrelado por Emiliano Ruschel e Danni Suzuki — e “Quarta-feira de Cinzas” (2025), onde também atua ao lado de  Kéfera Buchmann, com Daniela Escobar, Juliano Laham e grande elenco. Emiliano lança em 2025 os documentários “Entre Linhas” e “Teixeirinha: o gaúcho coração de Passo Fundo” e, em 2026, será lançado nos cinemas de todo o país o filme “O Velho Fusca” com Cleo Pires, Danton Mello, Tonico Pereira e grande elenco. Além destes, estão previstos para dezembro de 2026 o lançamento dos filmes “Não Volte para Casa” e o próprio  “Aba Larga” .

Set de gravação igreja de Arroio Grande. Foto Breno Fixman
Set de gravação igreja de Arroio Grande. Foto Breno Fixman

Curiosidades: Reencontros marcados pela memória no interior

Durante as gravações no interior, o set foi palco de reencontros comoventes. Em Arroio Grande, o figurante Marcos Oliveira, de 76 anos — que atuou como Aba Larga na vida real —, descobriu que a colega Janine Bernhard é filha de um dos companheiros de farda de sua época. O reconhecimento foi confirmado pela arquivista da Brigada Militar Maria Cândido Skrebsky, responsável pelo resgate histórico do grupo.
“Esses momentos fazem o cinema ganhar outra dimensão. A história que estamos contando é viva e ainda pulsa na memória de quem fez parte dela”, comenta Emiliano Ruschel.

REDES SOCIAIS:

📸 Instagram: @abalargaofilme | @emilianoruschel  | Youtube: @EmilianoRuschel

FICHA TÉCNICA

Direção: Emiliano Ruschel
Produtores Executivos: Beto Rodrigues e Ane Siderman
Roteiro: Pedro Zimmermann e Emiliano Ruschel
Argumento: Paulo Leônidas de Barros e Emiliano Ruschel
Direção de Fotografia: Ricardo Rheingantz
Direção de Arte: Adriana Nascimento Borba
Figurino: Coca Serpa
Maquiagem: Nancy Marignac
Som Direto: Juan Quintáns
Direção de Produção: Taty Behar
Assistência Executiva: Aline Nizzola e Paola Mallmann
Elenco principal: Emiliano Ruschel (personagem Júlio Tedesco) , Werner Schunneman (Antunes Braga) , Roberto Birindelli (Tenente Monteiro), Angela Dippe (Dona Elvira), Juliana Silveira (Isabel), Zé Victor Castiel (comandante Montenegro), Eduardo Estrela (Otavio Lins) , Luis Franke (Lúcio) e Guilherme Comelli (Vírgilio) .

Locações: Santa Maria, Arroio Grande, Santa Flora, Boca do Monte, Itaara, Silveira Martins e Porto Alegre.
Produção: Ruschel Studios
Estreia: 2026

SERVIÇO À IMPRENSA

CRÉDITOS 

📸 Fotos: Breno Fixman / Finish
🎥 Making of: Finish Produtora

📞  Assessoria de Imprensa no RS: Rede Sina Comunicação / Melina Guterres

 

Colegas jornalistas interessados em acompanhar as gravações ou realizar entrevistas podem agendar diretamente com a assessoria de imprensa no RS:

📞 Melina Guterres – Rede Sina Comunicação
(55) 98170-9777 | (55) 99626-8290
sinarede@gmail.com
🌐 www.redesina.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA: REDE SINA / MELINA GUTERRES (MEL INQUIETA)

Relacionados

Continue Lendo ...

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Publicidade

Cabana para Locação
na Praia de Atlântida Sul

Gramado e Canela
voz
Logo Serra e Litoral
Osório na Web

@ Portal Serra e Litoral O Resumão de todos Todos os direitos reservados