Gramado registra recorde de visitantes em 2023 e se prepara para turismo internacional

Opções variadas de entretenimento e segurança contribuem com a escolha do município como destino entre os visitantes. Neimar De Cesero / Agencia RBS

Número de público teve aumento de 6% em relação a 2022, quando cerca de 7,5 milhões de pessoas passaram pela cidade.

Parques de chocolate, neve, NBA e uma cidade em miniatura são alguns dos atrativos que contribuíram para entreter os 8 milhões de turistas que visitaram Gramado, na Região das Hortênsias, ao longo do ano de 2023. O número de público foi um recorde histórico registrado, com aumento de 6% em relação a 2022, quando cerca de 7,5 milhões de pessoas passaram pela cidade.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Turismo de Gramado, Luia Barbacovi, o recorde registrado no ano passado pode estar relacionado não só à criatividade empreendedora para o desenvolvimento de atrativos, como também na segurança oferecida pela cidade.

— Não estamos mais tendo uma baixa temporada. Em 2023, vimos públicos em grande quantidade durante todos os meses. Foi um ano onde o menor fluxo teve 600 mil visitantes no mês e o maior, 800 mil. Isso se deve a muitas questões, mas também à segurança. Gramado é uma cidade que oferece segurança, limpeza, organização. Além dos atrativos, tanto públicos quanto privados — afirma Barbacovi.

Ao longo do ano passado, o município inaugurou novos parques, como o primeiro parque na América Latina da National Basketball Association (NBA) — principal liga de basquete da América do Norte — e o Space Adventure, que reúne mais de 300 itens originais utilizados pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

Além das novas atrações, que oferecem diferentes e exclusivas opções de entretenimento, o ano de 2023 pode ter alcançado os 8 milhões de visitantes depois do período de restrições causado pela pandemia da covid-19.

— Depois da pandemia, percebemos que cresceu o turismo de famílias. Isso já era previsto pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que grupos e famílias passassem a viajar em conjuntos. Isso pode ser um ponto que esteja ajudando no número de visitantes. As famílias buscam um passeio de qualidade, novamente destaco a segurança, além dos atrativos e o carinho gramadense de receber os turistas — orgulha-se Barbacovi.

 

Expectativas para 2024 e para o futuro

Conforme o vice-prefeito e secretário, o ano de 2024 pode registrar um novo recorde em número de visitantes.

A tendência ocorre pela popularidade do município, que em outubro do ano passado esteve entre os 10 destinos mais procurados por brasileiros conforme levantamento da Booking.com.

A popularidade da cidade atraiu o casal Larissa Malakovski, 24 anos, e Eduardo Zick, 25, que escolheu Gramado como destino para passar a primeira semana do novo ano e desembarcou no dia 2 de janeiro.

Tendo iniciado o planejamento da viagem em julho do ano passado, o casal viajou com um grupo de amigos por cerca de 615 km, saindo de Jaraguá do Sul, região Norte de Santa Catarina.

— Viemos de carro e foram algumas horinhas de estrada. Eu estou amando, a cidade é linda, os turistas são gentis e as comidas sensacionais. Fomos em uma pizzaria e foi a melhor pizza que já comi. Pretendemos voltar no período de inverno para ver as atrações do frio — conta Larissa.

De acordo com o secretário Barbacovi, com a chegada das atrações de âmbito internacional, como o NBA Park e o Space Adventure, o município passa a ser reconhecido não só por turistas brasileiros, como também por visitantes de fora do país. A expectativa para os próximos anos é começar a receber, de maneira gradativa, pessoas de diferentes regiões da América Latina e do mundo.

— Temos o investimento feito em workshops no Brasil e no Exterior e isso acaba contribuindo para que a cidade se consolide como destino turístico. Além disso, existe o crescimento de eventos como o Natal Luz e o Festival de Cinema, e isso contribui para que as pessoas tenham interesse em conhecer a cidade. Acreditamos que os próximos anos vão continuar nesse ritmo de crescimento e que novos empreendimentos vão surgir, nesse nível internacional, que devem contribuir com o crescimento já com um viés de internacionalização do público — pontua Barbacovi.

Além de novos empreendimentos internacionais, a expectativa de representantes do turismo do município é atrair visitantes de outros países a partir da chegada do novo aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul. Com valor orçado em R$ 360 milhões, a obra prevê a construção de uma ponte na ligação entre Caxias e Gramado.

Segundo o Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur), a ocupação hoteleira tanto de Gramado, quanto de Canela, relacionada ao ano recorde de turistas, ainda não foi contabilizada. A previsão é de que o sindicato tenha números atualizados a partir do dia 12 de janeiro.

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Onde Ir

Dicas de Onde Ir, na Serra ou no Litoral
Onde Ir