A Prefeitura de Gramado anunciou a evacuação do Bairro Três Pinheiros em Gramado, próximo ao Lago Negro.
Prédio no bairro Planalto corre risco de desabar junto com a encosta.
A medida, preventiva, atinge 100% das famílias do bairro, cerca de 110 famílias de moradores.
Moradores foram realocados para ginásios municipais no bairro Jardim e na Escola Senador, além de casas de familiares.
A situação ocorre em razão de uma forte erosão no solo em uma encosta, na rua Ladeira das Azaléias, parte alta do bairro Planalto, no limite com o Três Pinheiros.
No local, que tem registro de rachaduras no solo e movimentação de terra, um prédio tem risco iminente de desmoronar pois está localizado junto a um barranco. O local é próximo ao condomínio Don Felipe.
A Prefeitura informou que já contratou técnicos especialistas em solo que chegam a Gramado nesta segunda-feira, dia 20 de novembro, para análise completa do local.
O prefeito Nestor Tissot disse ainda que irá pedir ajuda ao Governo do Rio Grande do Sul.
A cidade de Gramado decretou Situação de Emergência devido às fortes chuvas que atingiram a região entre a sexta-feira, dia 17, e sábado, dia 18.
As aulas da rede municipal de ensino em Gramado também estão suspensas nesta segunda-feira, dia 20 de novembro.
“O risco de tudo cair é muito grande. O solo cedeu cerca de um metro, o prédio está na encosta e corre grande grande risco de desabar e atingir as casas do bairro Três Pinheiros que estão abaixo. Agora vamos aguardar os técnicos que irão nos dizer a real situação“, destacou o prefeito Nestor Tissot. “O que nos preocupa é a previsão de chuvas a partir de quarta-feira, dia 22”, finalizou o prefeito.
“Ocorreu uma grande movimentação em massa, de terra, nas últimas horas neste local, o que acabou condenando o prédio que pode entrar em colapso junto com outras casas das proximidades a qualquer momento”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Gramado, Cássio Júnior.
Segundo os agentes, o prédio já está condenado e deverá ser demolido. Como a área que está tendo rachaduras e movimentação do solo fica em uma encosta, acima do bairro Três Pinheiros, em caso de um desmoronamento no local tudo desabaria sobre as casas do bairro que estão em um nível abaixo.
A Prefeitura destaca que são mais de dez locais na cidade com rachaduras no solo e risco de desabamentos.
Outros locais com risco por rachaduras são os bairro Piratini, Várzea Grande e descida da Linha Ávila.
Solo no local está se movendo com grande risco de desabamento sobre o bairro Três Pinheiros.
acontecegramado.com.br