A prefeitura da cidade alega que para garantir a segurança de todos, ainda não há previsão de liberação das famílias para retornarem às suas residências
Bairro Três Pinheiros é interditado devido ao risco de desmoronamento em Gramado.
(Foto: Cristiano Neguer / Grupo RSCOM)
A cidade de Gramado segue trabalhando para conter os danos causados pelas fortes chuvas da última sexta (17) e sábado (18).
Segundo a prefeitura, equipes técnicas elaboram relatórios das vistorias dos últimos dias, outros grupos de servidores municipais seguem limpando as vias, auxiliando as famílias atingidas e monitorando os pontos mais críticos.
O bairro Três Pinheiros é o que mais sofre com as consequências.
Todas as residências foram interditadas devido ao risco de deslizamento de terras. Em entrevista ao Portal Leouve um morador da localidade diz que 110 famílias tiveram que deixar suas casas.
“Nos estamos na iminência de sermos soterrados, graças a um efetivo da Defesa Civil ontem a gente acabou evacuando o bairro inteiro. Estamos pedindo e cobrando uma resposta da prefeitura, mas até agora não recebemos uma real posição”, destaca o morador.
Ele também afirma que a previsão de chuva nos próximos dias é assustadora. “O que nos preocupa muito nesse momento é a questão da chuva, a gente sabe que ela acaba por infiltrar o solo que já se encontra em uma situação onde basta um toque a mais, uma enxurrada a mais para que algo trágico aconteça aqui.”
A Rua Nelson Dinnebier, no bairro Piratini, foi bloqueada para a passagem de veículos por questão de segurança devido ao risco de queda de barreira. No total 23 residências foram interditadas na localidade devido a rachaduras e deslizamento de terras. Três veículos foram soterrados com perda total no sábado (18).
A prefeitura da cidade alega que para garantir a segurança de todos, ainda não há previsão de liberação das famílias para retornarem às suas residências. O ginásio da Escola Senador Salgado Filho está à disposição das pessoas que não tem para onde ir, ou para quem precisa de um espaço para guardar seus bens. A coordenação do espaço está a cargo da Secretaria da Cidadania, Assistência Social e Defesa Civil, que pode ser contatada no (54) 3286-4349 ou (54) 98408-0010.
As principais vias de acesso à cidade já foram liberadas. A área central do município não foi atingida e as atividades turísticas, comerciais e de eventos, bem como a programação do 38º Natal Luz de Gramado, ocorrem normalmente.
leouve.com.br