Governo do Estado instala gabinete em Eldorado do Sul a partir desta quarta

Vice-governador destacou a importância do trabalho com prefeitura, iniciativa privada e sociedade civil para reconstruir a cidade | Foto: Joel Vargas / Divulgação / CP

Município mais afetado do RS teve 80,8% da população atingida pela enchente.

Eldorado do Sul, o município mais afetado pela enchente registrada no Rio Grande do Sul em maio, com 80,8% dos domicílios atingidos pelas águas, passará a contar com um gabinete do governo do Estado a partir desta quarta-feira.

Anunciada pelo vice-governador Gabriel Souza em reunião com representantes da prefeitura e empresários, a medida terá como foco o apoio às ações de reconstrução da cidade.

O município da Região Metropolitana teve 71% de sua área urbana inundada na enchente e 31.964 moradores afetados, segundo dados do Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP).

“Entendemos a importância do trabalho conjunto para reconstruir a cidade, em parceria com o poder público municipal, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada. Por isso, determinamos que parte das equipes do Estado atuem in loco para reforçar as ações de restauração e restabelecimento dos serviços públicos e apoiar o município no que for preciso”, disse o vice-governador no encontro realizado na tarde de terça-feira, na sede do Grupo Panvel, em Eldorado do Sul.

 

Recursos humanos e maquinário

Servidores do Gabinete do Vice-Governador, da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (SRG) e de outros órgãos estaduais integração as ações. Gabriel também anunciou o envio de equipamentos do Estado (seis caminhões, uma retroescavadeira e uma pá carregadeira) para auxiliar os trabalhos de limpeza urbana, uma das principais demandas de recuperação do município.

“Precisamos colocar os serviços públicos essenciais de volta a funcionar, em especial a limpeza urbana das ruas, avenidas e estradas, assim como a retomada de aulas e dos serviços de saúde. Nossa presença no município tem o objetivo de fazer isso acontecer rapidamente”, completou Gabriel.

O prefeito Ernani Gonçalves destacou que, além da urgência na limpeza das ruas, que acumulam lixo e entulho, há necessidade de desobstrução da rede de esgoto e restabelecimento dos serviços básicos. “Precisamos recuperar a estrutura de 15 escolas, de sete unidades básicas de saúde, da farmácia municipal e de prédios da administração municipal, além do acesso à cidade”, explicou.

 

Proteção contra enchentes

Gabriel destacou ainda o pedido do governador Eduardo Leite para incluir sistemas contra cheias no PAC Seleções, em reunião com o governo federal, em 29 de maio.

Um dos projetos prevê a construção de um sistema de diques para evitar inundações em Eldorado do Sul.

O anteprojeto já foi elaborado e apresentado ao governo federal. Agora, o Estado depende da liberação dos recursos para a execução da obra, estimada em cerca de R$ 500 milhões.

 

Correio do Povo

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas