No atendimento, chat pede dados do candidato e gera falso boleto com taxa de inscrição.
O site do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 está sendo vítima de golpe na internet.
Um site não governamental (sem o “.gov.br”) foi criado e está imitando o mecanismo de interatividade com a Página do Participante com o candidato, através da personagem chamada ‘Nanda’, que ela inicia e pede para informar o CPF.
Ao longo do atendimento, o chat pede para que o candidato informe todos os dados pessoais e depois gera um falso boleto da taxa de inscrição – GRU (Guia de Recolhimento da União – documento bancário do Governo Federal) no valor de R$ 85.
A equipe de reportagem do Portal Nacional da Educação (PNE) acionou a Policia Federal, Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e demais autoridades competentes para investigar e tomar às devidas providências pela proteção dos estudantes.
As inscrições para o Enem 2024 podem ser feitas até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 7 de junho, através do site oficial da Página do Participante do Enem 2024.
O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 12 de junho, a compensação bancária é realizado em até três dias úteis (exceto feriados e finais de semana), após o pagamento da taxa de inscrição da prova do Enem 2024.
Correio do Povo