Fumaça de queimadas cobre 60% do Brasil e deve se espalhar para Argentina e Uruguai

Fumaça cobre o céu de São Paulo. | Foto: Reprodução

Problema que afeta Amazônia e em outros estados brasileiros deve alcançar capitais da Argentina e Uruguai até a próxima semana.

A fumaça de queimadas, que começou na Amazônia e se espalhou por estados como Pará, Mato Grosso e outros, cobre agora cerca de 60% do território brasileiro.

Desde o fim de semana, o céu está acinzentado devido à fuligem, que meteorologistas prevêem que chegará às capitais da Argentina, Buenos Aires, e do Uruguai, Montevidéu, até a próxima semana.

Além dos incêndios no Brasil, a parte boliviana da Amazônia também enfrenta queimadas. Neste ano, a Amazônia Legal registrou o maior número de focos de incêndio em 19 anos.

Outras regiões, como São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, também enfrentam focos de incêndio.

A fumaça já cobre uma área de aproximadamente 5 milhões de quilômetros quadrados e deve persistir enquanto houver incêndios.

Assim, a ausência de frentes frias e as altas temperaturas intensificam o problema, fazendo com que a fuligem permaneça na atmosfera.

A região Sul do Brasil, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, deve enfrentar o cenário mais crítico. Dessa forma, a previsão é que a fumaça se estenda até a Argentina e o Uruguai até o próximo fim de semana.

A combinação da fumaça e da seca histórica fez com que mais de 200 cidades brasileiras experimentem condições climáticas semelhantes às do deserto do Saara, com umidade relativa do ar extremamente baixa.

 

 

leouve.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Curta, compartilhe e se inscreva no nosso canal no YouTube

Notícias Relacionadas