Fruki Bebidas dá início à produção na nova fábrica de Paverama RS

Fruki Bebidas dá início à produção na nova fábrica de Paverama (RS)
Fruki Bebidas dá início à produção na nova fábrica de Paverama (RS)

Fruki Bebidas dá início à produção na nova fábrica de Paverama RS

Robôs e tecnologia de ponta: atualmente a planta industrial de bebidas está entre as mais tecnológicas e tem capacidade de produzir até 52 mil garrafas de 500ml por hora

A Fruki Bebidas deu partida em sua produção na nova planta industrial de Paverama (RS) em dezembro de 2023. Com investimento de R$ 178 milhões, a fábrica alia alta tecnologia e sustentabilidade. A indústria tem capacidade de produzir 52 mil garrafas PET por hora na embalagem de 500ml ou 30 mil/hora na embalagem PET 2 litros. A tecnologia também permitirá no futuro o envase de PET 3 litros, uma novidade que a empresa deve apresentar ao mercado ainda esse ano.

A nova unidade tem capacidade de produzir cerca de 200 milhões de litros por ano, que se somam aos 420 milhões da fábrica de Lajeado (RS), o que resulta num incremento de 50% na capacidade produtiva total da Fruki Bebidas. Esse aumento impulsiona o crescimento projetado para os mercados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Neste momento, a nova planta produz refrigerantes Fruki, Frukito e envasa a água mineral, Água da Pedra.

“A nova fábrica está embarcada no que tem de mais recente em tecnologia para o setor e vai marcar o aniversário de 100 anos da empresa com muita qualidade, inovação, cuidado com as pessoas e com o planeta. A linha adquirida é uma solução completa com conceitos da Indústria 4.0, aumentando a eficiência energética e confiabilidade dos equipamentos”, explica Júlio Nascimento, diretor industrial da Fruki Bebidas.

Uma das tecnologias que destaca a eficácia da nova linha está na etapa de preparação da bebida e carbonatação, que é realizada a uma temperatura de aproximadamente 20ºC, reduzindo o gasto energético em até 30%. A máquina de produção de garrafas pelo processo de sopro, além de oferecer uma economia no consumo de energia, permite o uso de embalagem mais leve, contribuindo para redução do uso de plástico em torno de 10%, mantendo a estrutura da embalagem.

A embaladora, por sua vez, possibilita o uso de filmes extremamente finos e reciclados para a criação dos pacotes. A operação de paletização utiliza quatro robôs KUKA, garantindo a flexibilidade do processo com alta produtividade, interligados com a linha por meio da automação.

Em relação à economia de água, os efluentes gerados no processo serão destinados a Estação de Tratamento de Efluentes. Essa tecnologia atende os parâmetros adequados para reuso em processos menos nobres, tais como caldeira, torres de resfriamento, sanitários e irrigação. Para esses procedimentos, também será captada a água da chuva.

Desde a elaboração do projeto, a fábrica de Paverama foi planejada para conquistar a certificação FSSC 22000, internacionalmente reconhecida na área de segurança de alimentos e no setor de fabricação de alimentos e bebidas. Toda tecnologia garante alta segurança nos processos, maior produtividade e controles automatizados. “Projetamos a fábrica já com a previsão de ampliação no futuro, podendo duplicar a área total”, diz Nascimento.

Dados Gerais Fábrica Paverama

Área: (8 hectares)

Área a ser construída: 22 mil m²

11 prédios

Empregos diretos: 50 vagas

Taís Hens

Fruki-Bebidas-2 Fruki Bebidas dá início à produção na nova fábrica de Paverama RS
Fruki Bebidas

 

Moglia Comunicação Empresarial

Onde Ir

Dicas de Onde Ir, na Serra ou no Litoral
Onde Ir