Ir para o conteúdo
Pesquisar

Frio permanece neste domingo no Rio Grande do Sul, mas temperaturas aumentam

Por: Portal Serra e Litoral

Ainda que o frio permaneça em Porto Alegre, a Orla do Guaíba estava movimentada na manhã deste Domingo. | Foto: Ricardo Giusti

Municípios que registraram abaixo de zero até este sábado já amanhecem com mínimas mais altas.

Ainda que o frio permaneça em Porto Alegre, com mínima de 8ºC e registro de 11°C às 9h no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), no Aeroporto Salgado Filho, a Orla do Guaíba estava movimentada na manhã deste domingo.

O ciclista Heron Vieira veio da zona Sul para pedalar na Orla do Guaíba. “Para começar o dia bem disposto”, justifica.

O ciclista, que chega a fazer percursos de 50 quilômetros pelo menos duas vezes por semana, reconhece que é mais difícil no inverno. “Com certeza é bem mais desafiador, tem que se agasalhar mais”. Ele admite, porém, que hoje está bem mais leve por conta da temperatura maior.

O frio também não impediu o morador do Centro de Porto Alegre, Carlos Henrique, de levar sua cachorra Murruka, de cinco anos, para brincar no espaço. “Saio com ela no quente e no frio, só não na chuva”, diz.

DSC 4726
Frio da manhã não impede que pssoas se exercitem na orla do Guaíba Heron Vieira, ciclista. / Ricardo Giusti

 

DSC 4744
Frio da manhã não impede que pssoas se exercitem na orla do Guaíba Carlos Henrique e sua cadela Murruka. / Ricardo Giusti

Alguns municípios do Rio Grande do Sul ainda enfrentam frio rigoroso neste domingo, porém, tem manhã marcada por temperaturas um pouco maiores do que neste sábado.

Em Vacaria, às 7h foi registrada mínima de 1,5°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Mas, às 11h, houve um aumento para 11,7°C.

O município vive baixas temperaturas desde o início do mês, sendo que, no dia 1º, a mínima chegou a -4,2°C.

Em São José dos Ausentes, a mínima foi de 5,5ºC às 6h, mas a temperatura quase dobrou às 11h, quando chegou a 10,2 °C. Neste sábado, segundo a MetSul Meteorologia, o município registrou mínima de -0,3ºC.

A temperatura registrada hoje é a maior mínima dos últimos dias no município, que atingiu -4,2 °C no dia 1° de julho.

Em Rio Grande, a mínima foi de 6,9°C às 7h, segundo o Inmet. O mesmo em Soledade, mas às 11h a temperatura já havia subido para 15°C. No sábado, o município chegou a registrar mínima de -1,3ºC, e no dia 1º de julho, atingiu -3ºC.

Soledade, São José dos Ausentes e Pinheiro Machado foram os únicos municípios que possuem estações meteorológicas no Rio Grande do Sul que anotaram mínimas negativas.

Dom Pedrito registrou temperatura de 9,5 °C às 7h, com uma grande diferença da última quinta-feira, quando a mínima chegou a -2°C. Erechim também registrou temperaturas maiores do que nos últimos dias, segundo o Instituto.

O município amanheceu com mínima de 7,2ºC às 7h, mas aumentou para 13,7°C às 11h.

O Rio Grande do Sul enfrentava uma forte massa de ar frio na semana passada, e desde o último domingo, vinha sofrendo efeitos de uma segunda massa de ar polar, ainda mais intensa no Cone Sul, com recordes de temperatura baixa de até 60 a 80 anos no Chile e Argentina e neve, segundo a MetSul.

 

 

Correio do Povo

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionados

Últimas Notícias

Onde Ir

Clique na foto para acessar o site do corretor

Cabana para Locação na Praia de Atlântida Sul

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage