Cidades gaúchas podem registrar chuva forte localizada e tempestades isoladas com raios, vento e granizo.
Após sequência de dias com sol acompanhado de nuvens e calor intenso, com marcas que chegaram perto dos 40ºC nesta quinta-feira, 15, os gaúchos devem se preparar para uma mudança no tempo.
Segundo a MetSul Meteorologia, uma frente fria mudará o clima no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 16.
O sol chega a aparecer na maioria das localidades do estado, mas no Oeste e no Sul o tempo se instabilizará com chuva ainda entre a madrugada e de manhã.
No decorrer do dia, sobretudo da tarde para a noite, a chuva alcança outras áreas do estado que antes tiveram ainda horas de sol. Há risco de chuva forte localizada e de temporais isolados com raios, vento e granizo.
Contudo, antes da chegada do sistema frontal, a temperatura estará alta e faz calor.
O calor vai ser mais intenso nos vales, Serra, Grande Porto Alegre, Litoral Norte e no Noroeste do estado.
Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 24ºC e 34ºC, enquanto em Capão da Canoa fica entre 25ºC e 30ºC.
No Chuí, as marcas oscilam entre 22ºC e 26ºC e em Cruz Alta entre 24ºC e 31ºC.
Duas frentes frias vão atingir o estado em três dias
A MetSul Meteorologia antecipa que duas frentes frias vão chegar ao Sul do Brasil entre esta sexta-feira e o domingo, 18, com mudança do tempo, chuva e queda de temperatura, sendo que o segundo sistema frontal precederá uma massa de ar frio de maior intensidade que trará marcas abaixo do normal para esta época do ano.
O primeiro sistema frontal vai chegar ao Rio Grande do Sul nesta sexta e vai trazer chuva para todas as regiões gaúchas no decorrer do dia.
O tempo se instabiliza ainda entre a madrugada e o começo da manhã pelo Oeste e o Sul, avançando com chuva para as demais regiões no decorrer do dia e que terão ainda horas de sol e forte calor antes da mudança do tempo pela chegada da frente.
Os volumes de chuva, em geral, devem ser baixos na atuação deste primeiro sistema, mas isoladamente há risco de chuva forte de curta duração.
Como haverá ar quente na dianteira do sistema frontal, podem se formar temporais isolados com possibilidade raios, vento forte e queda de granizo.
No sábado, 17, a frente estará semi-estacionária sobre o Sul do país.
Com o aquecimento diurno, áreas de instabilidade vão se formar com chuva e temporais isolados nos três estados da região em horas da tarde para a noite, podendo chover forte em alguns pontos.
A segunda frente fria chega entre domingo e segunda-feira, 18. Vai alcançar o Rio Grande do Sul com muito escassa atividade, apenas provocando a rotação do vento para Sul com queda de temperatura em várias localidades.
Este segundo sistema frontal vai se acoplar à primeira frente, semi-estacionária sobre o Sul do Brasil, causando chuva especialmente entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná.
Na sequência, no começo da próxima semana, impulsionada por uma massa de ar frio de maior intensidade que estará avançando pela Região Sul, a frente fria vai se deslocar para o Sudeste do país com chuva forte e tempestades.
Correio do Povo












