Frente fria traz chuva de volta ao RS no início desta semana, aponta MetSul

Chuva deve voltar ao RS | Foto: Mauro Schaefer

Precipitação não deverá ser forte no estado.

Depois de uma trégua desde o meio da última semana com o ingresso de uma massa de ar seco e frio impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul, a chuva volta ao Rio Grande do Sul neste começo de semana com a passagem de uma frente fria pelo estado.

O retorno da chuva ao estado, enfatiza a MetSul Meteorologia, não deve ser motivo de preocupação. Chover é a condição normal e nesta época do ano costuma chover um ou dois dias por semana.

O que é anormal foi a quantidade de chuva que caiu e em tão curto período entre o fim de abril e o começo de maio, quando diversas cidades gaúchas anotaram 500 mm a 700 mm em intervalo menor de dez dias.

Felizmente, o cenário que se apresenta para este começo de semana não indica chuva com volumes elevados, assim as precipitações no máximo devem atrapalhar os esforços de limpeza nas áreas que inundaram, mas não trarão repique de cheias.

O evento de chuva será tão pouco expressivo que é muito provável que em parte do Rio Grande do Sul sequer chova na passagem da frente fria, que será de fraca atividade e sem riscos de precipitação excessiva.

Nos locais em que mais chover, e não serão muitos, a precipitação deve atingir marcas de 30 mm a 40 mm.

No geral, a chuva na maior parte do estado, nas áreas em que houver o registro de precipitação, os índices pluviométricos devem se situar até 10 mm ou 20 mm com vários pontos abaixo de 10 mm.

A chuva tende a ocorrer mais em cidades do Centro, Sul e o Leste do estado enquanto

Chuva deve voltar ao RS mais a Oeste e ao Norte muito pouco ou nada deve chover na passagem da frente fria neste começo de semana.

 

Porto Alegre

Em Porto Alegre, onde este domingo é de muito sol e a tarde será bastante agradável para os padrões de junho, a nebulosidade aumenta muito e o tempo se instabiliza com chuva e garoa nesta segunda.

O período com maior chance de chuva em Porto Alegre e região será a manhã e parte da tarde, cessando ou diminuindo a instabilidade depois.

O vento Sul que acompanha a frente deve causar elevação do nível do Guaíba.

 

Correio do Povo

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas