Frente fria formada por ciclone extratropical deve trazer chuva e temperatura baixa para todo o RS durante a semana

Condição afeta, especialmente, a metade norte do Estado a partir de quarta-feira (8).

Enquanto o tempo firme traz esperança à metade norte do Estado nesta segunda (6) e terça-feira (7), a chuva deve afetar a Região Sul. A partir de quarta-feira (8), porém, a previsão é de instabilidade em todo o Rio Grande do Sul, com chance de tempestades, vento forte e queda na temperatura.

A maior preocupação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nessa segunda e terça-feira, é o extremo sul do Estado. O órgão emitiu dois alertas para a região, sinalizando o risco de chuva volumosa, fortes rajadas de vento e queda de granizo.

Em alguns locais, como Santa Vitória do Palmar, pode chover até 100 milímetros em 24 horas, valor que se aproxima do que costuma chover em todo o mês de maio no município (119,2mm).

Grande parte do Estado ganha trégua da chuva nesses dois dias, com tempo aberto e elevação da temperatura. Em Porto Alegre, as máximas devem ficar entre 30ºC e 31ºC. Na Fronteira Oeste e em parte do Centro, regiões que receberão chuva menos intensa, segundo outro alerta do Inmet, a temperatura máxima pode variar entre 27ºC e 30ºC no período.

— Na quarta-feira, volta a condição para chuva em todo o Estado. Um ciclone extratropical vai se formar bem ao sul da América do Sul, na altura de Buenos Aires, e não vai atravessar o Rio Grande do Sul, mas vai formar vento intenso em todas as regiões, podendo variar entre 60km/h e 70km/h. O fenômeno também dará origem a uma frente fria que trará temporais para todo o Estado — explica Patrícia Cassoli, meteorologista da Climatempo.

A previsão é de que a chuva comece a aparecer de manhã no sul do Estado e, à medida que a frente fria avança, a condição deve afetar a Metade Norte. Segundo a Climatempo, na quarta-feira já há possibilidade para chuva forte. Alguns dos maiores volumes de chuva previstos no dia são para Rio Grande (50mm), Porto Alegre (30mm), Campo Bom (30mm) e Santa Maria (30mm). Para alguns municípios, valores, apesar de baixos, já são preocupantes.

— Vale destacar que, nesse momento, qualquer chuva é importante, uma vez que o solo está bastante encharcado e os rios já estão cheios — alerta Patrícia. Isso significa que pequenas quantidades de chuva podem piorar a situação ou causar ainda mais transtornos em alguns locais, principalmente aqueles vivenciam cheias.
Quinta e sexta-feira
A partir da noite de quarta-feira, a metade sul do Estado pode sofrer uma queda na temperatura. Na quinta-feira (9), a redução de temperatura já deve afetar todo o Estado. Em Gramado, na Serra, a variação térmica deve ser de 6ºC a 18ºC. Já em Porto Alegre, a temperatura pode variar entre 14ºC e 21ºC.

—  Tem chance de geada em alguns locais próximos da fronteira com o Uruguai na quinta-feira. Essa mudança brusca de temperatura é importante por causa dos desalojados. Na quinta-feira, as máximas não devem passar dos 23ºC — afirma Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet. A estimativa é que milhares de pessoas estejam desabrigadas por causa dos temporais da semana passada e o frio pode tornar os dias nos abrigos mais difíceis.

A chuva persiste nas áreas mais ao norte do Estado na quinta-feira, podendo afetar municípios do Norte, Noroeste, Serra e Região Metropolitana. A previsão é de pancadas de chuva ao longo do dia. Alguns dos maiores volumes de chuva, segundo a Climatempo, estão previstos para Passo Fundo (30mm), no Norte, e Caxias do Sul (30mm), na Serra. Na Metade Sul, há pouca chance de chuva.

Já na sexta-feira (10), a condição também é de chuva em todo o Estado, especialmente na Metade Norte. O fluxo de umidade vindo da Amazônia segue sendo direcionado ao Rio Grande do Sul, mantendo a possibilidade de haver fortes pancadas de chuva em todas as regiões gaúchas. No Sul e na Campanha, situação deve ser menos intensa. Para Passo Fundo, está previsto 40mm, e para Estrela e Lajeado, no Vale do Taquari, 45mm de acordo com previsão da Climatempo.

 

Final de semana

— As áreas de instabilidade devem ficar mais concentradas no centro, leste e nordeste do Estado, de sexta-feira até a próxima segunda-feira, dia 13 de maio.

O auge desta condição deve ser no domingo (12).

Além disso, há chances de uma gradativa queda de temperatura no final de semana. Uma massa de origem polar vai fazer com que a frente fria se desloque, causando temperatura típica de outono e inverno — acrescenta Schneider.

No final de semana, portanto, condição de chuva permanece em todo o Estado. Os maiores volumes de chuva devem ser registrados nos municípios gaúchos localizados entre o Centro e o Norte.

No sábado (11), a Climatempo afirma que chuva pode afetar mais a Região Metropolitana.

 

Veja a previsão do tempo para a sua região nesta terça-feira:

  • Região Metropolitana: a terça-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Viamão, os termômetros variam de 19°C a 31°C.
  • Campanha: a terça-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva ao longo do dia. Em Bagé, os termômetros variam de 13°C a 24°C.
  • Fronteira Oeste: a terça-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva ao longo do dia. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 19°C a 28°C.
  • Litoral Norte: a terça-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Torres, os termômetros variam de 20°C a 31°C.
  • Litoral Sul: a terça-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva ao longo do dia. Em Rio Grande, os termômetros variam de 17°C a 25°C.
  • Região Central: a terça-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva na segunda metade do dia. Em Santa Maria, os termômetros variam de 20°C a 32°C.
  • Região Noroeste: a terça-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Ijuí, os termômetros variam de 17°C a 32°C.
  • Região Norte: a terça-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Erechim, os termômetros variam de 18°C a 29°C.
  • Região Sul: a terça-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva ao longo do dia. Em Canguçu, os termômetros variam de 14°C a 22°C.
  • Serra: a terça-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Bento Gonçalves, os termômetros variam de 17°C a 31°C.

 

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta terça-feira:

  • Porto Alegre: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 20°C e máxima de 31°C.
  • Bagé: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 13°C e máxima de 24ºC.
  • Capão da Canoa: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 31°C.
  • Caxias do Sul: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 19°C e máxima de 30°C.
  • Erechim: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 29°C.
  • Lajeado: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 21°C e máxima de 32°C.
  • Mostardas: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 20°C e máxima de 27°C.
  • Passo Fundo: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 19°C e máxima de 30°C.
  • Pelotas: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 14°C e máxima de 26°C.
  • Rio Grande: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 17°C e máxima de 25°C.
  • São Borja: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 21°C e máxima de 34°C.
  • Santa Cruz do Sul: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 21°C e máxima de 32°C.
  • Santa Maria: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 20°C e máxima de 32°C.
  • Santa Rosa: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 21°C e máxima de 34°C.
  • Torres: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 20°C e máxima de 31°C.
  • Tramandaí: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 30°C.
  • Uruguaiana: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 19°C e máxima de 28°C.
  • Xangri-lá: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 29°C.

 

*Produção: Yasmim Girardi

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas