Festival de Cinema de Gramado 2024 anuncia filmes selecionados

Anúncio dos filmes longa-metragem concorrentes - curador Marcos Santuario e a Presidente da Gramadotur Rosa Helena Pereira Volk. | Foto: Edison Vara / Agência Pressphoto / Divulgação / CP

Em coletiva nesta terça-feira, dia 9, os responsáveis pelo festival de cinema também revelaram os homenageados da 52ª edição.

O ator que vai receber o troféu Oscarito no Festival de Cinema de Gramado 2024 será Matheus Nachtergaele. Este foi um dos anúncios da entrevista coletiva realizada em Gramado na manhã desta terça-feira, dia 9.

Também foi realizado o anúncio dos filmes concorrentes do Festival de Cinema de Gramado. Dos sete longas brasileiros selecionados, quatro são de diretoras. Repetindo uma experiência bem sucedida do ano passado, também haverá pré-estreia de uma série, que neste ano será “Cidade de Deus: A Luta Não Para”, de Fernando Meirelles.

A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, destacou que, em sintonia com o Bicentenário da Imigração Alemã, a homenageada com o troféu Cidade de Gramado será a alemã Mariette Rissenbeek.

Dos mais de 1.000 títulos inscritos, as curadorias e comissões de seleção escolheram sete Longas-Metragens Brasileiros, cinco Longas-Metragens Gaúchos e 16 Curtas-Metragens Gaúchos (lista completa ao final). A lista de curtas brasileiros será divulgada em breve, em evento em São Paulo.

Mais uma vez, a diversidade e o ineditismo permeiam a seleção. Dentre os longas brasileiros, as sete produções terão premiére brasileira em Gramado. A lista conta com uma representação da diversidade do audiovisual brasileiro, trazendo visões de realizadores e realizadoras do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. Vale ressaltar a pluralidade dos gêneros, englobando drama, ficção, comédia e documentários. A força do olhar feminino também se fará presente em Gramado: dos sete longas brasileiros em competição, quatro foram dirigidos por mulheres.

Mas, quando é o Festival de Cinema de Gramado 2024? O Festival ocorre entre os dia 09 e 17 de agosto e os ingressos podem ser adquiridos na ElevenTickets.

Os Longas-Metragens Brasileiros serão exibidos presencialmente em Gramado, entre os dias 10 e 16 de agosto, no tradicional Palácio dos Festivais. Ao total, serão entregues 33 Kikitos e 11 troféus Assembleia Legislativa, além das tradicionais homenagens com os Troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado. Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o Festival de Gramado entregará, ainda, três Prêmios O Futuro nos Une e o Troféu Leonardo Machado, além do Troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa

Confira a lista dos filmes selecionados para Festival de Cinema de Gramado 2024:

Longas-Metragens Brasileiros (LMB):

• “BARBA ENSOPADA DE SANGUE” | São Paulo

Direção: Aly Muritiba
Sinopse: Após a morte de seu pai, Gabriel parte para a praia da Armação em busca de suas origens.

O que ele acaba encontrando é uma trama complexa em torno da figura misteriosa de seu avô, um esqueleto de baleia e uma cidade que quer enterrar seu passado a qualquer custo.

Elenco: Gabriel Leone, Thainá Duarte, Roberto Birindelli, Ivo Müller, Ricardo Blat e Teca Pereira.

• “CIDADE; CAMPO” | Mato Grosso do Sul e São Paulo
Direção: Juliana Rojas
Sinopse: Duas histórias sobre migração entre a cidade e o campo. Na primeira parte, após o rompimento de uma barragem inundar sua terra natal, a trabalhadora rural Joana se muda para São Paulo para encontrar sua irmã Tânia, que mora com o neto Jaime. Joana luta para sobreviver na “cidade do trabalho”. Na segunda parte, Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. A natureza obriga as duas mulheres a enfrentar frustrações e lidar com memórias e fantasmas.
Elenco: Fernanda Vianna, Mirela Façanha, Bruna Linzmeyer, Andrea Marquee, Preta Ferreira, Kalleb Oliveira, Marcos de Andrade e Nilcéia Vicente.

• “ESTÔMAGO 2: O PODEROSO CHEF” | Paraná
Direção: Marcos Jorge
Sinopse: Quinze anos após o primeiro filme, Raimundo Nonato é o chef dos chefs na prisão, encantando com sua comida e sua lábia tanto o diretor do presídio quanto o veterano líder dos detentos. Até que um mafioso italiano chega para disputar o controle da penitenciária e os pratos do carismático cozinheiro.
Elenco: João Miguel, Nicola Siri, Violante Placido, Paulo Miklos, Giulio Beranek, Marisa Laurito, Guenia Lemos, Vincent Riotta e Projota.

• “FILHOS DO MANGUE” | Rio Grande do Norte
Direção: Eliane Caffé
Sinopse: Um homem aparece ferido e sem memória em uma comunidade ribeirinha. A população o acusa de roubo e tenta, em vão, que ele recupere a memória e devolva o dinheiro. Em um julgamento popular vem à tona uma trama que envolve desvio de verba pública, exploração da prostituição e de violência doméstica.
Elenco: Felipe Camargo, Titina Medeiros, Roney Villela, Thiago Justino, Jeniffer Setti, Luana Cavalcante, Pequena Cintilante, Jurema Terra, Wilaneide Campos e Geiza Pereira de Souza e Maria Alice da Silva.

• “O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS” | São Paulo
Direção: Anna Muylaert
Sinopse: O Clube das Mulheres de Negócios é ambientado em um mundo imaginário onde os estereótipos de gênero estão invertidos. A ação se passa num dia de folga do Clube de Campo frequentado por poderosas mulheres de negócios.
Elenco: Rafa Vitti, Luis Miranda, Cristina Pereira, Irene Ravache, Louise Cardoso, Katiuscia Canoro, Grace Gianoukas, Polly Marinho,Helena Albergaria, Shirley Cruz, Maria Bopp, Verônica Debom, Clodd Dias, André Abujamra, Fernando Billi, Tales Ordajki, Ítala Nandi e Ale Tosi.

• “OESTE OUTRA VEZ” | Goiás
Direção: Erico Rassi
Sinopse: Um faroeste brasileiro ambientado em um lugar isolado no sertão do Brasil, onde homens rudes, incapazes de lidar com suas próprias fragilidades, são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros.
Elenco: Ângelo Antônio, Babu Santana e Tuanny Araújo.

• “PASÁRGADA” | Rio de Janeiro
Direção: Dira Paes
Sinopse: Irene é uma ornitóloga, solitária em seus 50 anos que, durante seu projeto de pesquisa no meio da floresta, redescobre sua tropicalidade após conhecer Manuel, um jovem guia que fala a língua dos pássaros e traz à tona seus dilemas como mulher, mãe e profissional.
Elenco: Dira Paes, Humberto Carrão, Cássia Kis, Peter Ketnath e Ilson Gonçalves.

Longas-Metragens Gaúchos (LMG):

“ATÉ QUE A MÚSICA PARE” | Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Nova Bassano e Veranópolis
Direção: Cristiane Oliveira
Sinopse: Depois que o último filho sai de casa, Chiara, matriarca de uma família descendente de italianos, decide acompanhar o marido em suas viagens como vendedor pelos botecos da Serra Gaúcha. Uma tartaruga e baralhos de carta colocarão à prova mais de 50 anos de vida a dois.
Elenco: Cibele Tedesco, Hugo Lorensatti, Nicolas Vaporidis, Elisa Volpatto, Teti Tedesco, Tamara Zanotto, Jonas Piccoli, Cleri Pelizza, Magali Quadros, Guilherme Rachel, Eduardo Luís Segabinazzi, Valderes Antônio Formigheri, Alexandre Lazzari e Luiza Helena Dias

• “A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO” | São Miguel das Missões
Direção: Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho
Sinopse: Em uma pequena comunidade Mbyá-Guarani entre o Brasil e a Argentina, todos conhecem o nome Canuto: um homem que muitos anos atrás sofreu a temida transformação em uma onça e depois morreu tragicamente. Agora, um filme está sendo feito para contar a sua história.
Elenco: Fabricio Álvaro Benitez, Thiny Ramirez e Carla Benitez

• “INFINIMUNDO” | Lajeado, Santa Cruz do Sul e Sinimbu
Direção: Bruno Martins e Diego Müller
Sinopse: Em uma cidade fabular, um jovem contador de histórias apaixona-se pela compositora da banda de música local, mas na hora de declarar seu amor pela moça, a cidade é invadida por forasteiros e ele precisará utilizar de sua destreza e sabedoria para contornar a situação e vivenciar esse grande amor.
Elenco: Vitor Novello, Laura Dutra, Nicolas Vargas, Nelson Freitas, Juliane Araújo, Edu Mendas, Denizelli Cardoso, Catharina Conte, Thiago Machado L. “Vermelho”, Pilly Calvin, Cina Guterres, Rogério Beretta, Pingo Alabarce, Rafael Tombini, Marcus Vinícius Moraes, Dig Verardi, Cássio do Nascimento, Davi Rosário Jardim Alves, Anderson Vieira e Shana Müller

• “MEMÓRIAS DE UM ESCLEROSADO” | Porto Alegre
Direção: Thais Fernandes e Rafael Corrêa
Sinopse: Em busca de respostas e um pouco de aventura, o cartunista brasileiro Rafael Corrêa decide fazer um filme para organizar suas memórias e descobrir se a morte de um sapo é a origem de sua doença degenerativa.
Elenco: Rafael Corrêa, Ma Villa Real, Lucas Bittencourt Corrêa e Eduardo d’Ávila

• “UM CORPO SÓ” | Porto Alegre
Direção: Cacá Nazario
Sinopse: Documentário com elementos de ficção, teatro e delírio que acompanha a trajetória da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz, onde o íntimo e o político é borrado pela possibilidade de entender a imaginação criadora como ferramenta de resistência.
Elenco: Tania Farias, Paulo Flores, Keter Velho, Clelio Cardoso, Aline Ferraz, Roberto Combo e Lucas Gheler

Curtas-Metragens Gaúchos (CMG):

• “A UM GOLE DA ETERNIDADE” | Novo Hamburgo
Direção: Camila de Moraes e Paulo Ricardo de Moraes
Sinopse: O que aconteceria se fosse capaz de parar o tempo em uma determinada época da vida? Esse é o questionamento de Feitio de Dança que, após a perda de mais um amigo, começa a refletir sobre a importância de estar vivo.
Elenco: Álvaro RosaCosta, Guilherme Ferrêra, João Martinez, Juliano Barros, Luis Franke, Marcelo de Paula, Márcio de Oliveira, Maurício Borges de Medeiros, Silvana Rodrigues, Silvia Duarte e Vera Lopes

• “NATAL” | Santa Maria
Direção: Alan Orlando
Sinopse: Um muro é construído, dividindo bem mais do que ricos e pobres.

• “PASTRANA” | Novo Hamburgo
Direção: Melissa Brogni e Gabriel Motta
Sinopse: Ao reviver memórias, imagens e conversas vividas, a skatista de downhill Melissa busca construir uma homenagem para seu amigo Pastrana. Conforme resgata o passado, com a ajuda de seus amigos e familiares, a presença inerente de Pastrana a ajuda a preencher o silêncio e a melhor compreender o tempo.
Elenco: Melissa Brogni, Allysson Pastrana, Miguel Moreira, Allyce Freitas Moreira, Carlos Paixão, Cristian Henz, Victor Ludwig, João Berlitz, Joseane Nascimento e Luciano Wiest

• “CASSINO” | Rio Grande
Direção: Gianluca Cozza
Sinopse: No inverno, a maior praia do mundo muda, os veranistas voltam para a cidade e deixam suas casas de praia vazias. Daniel, Tando e Soninho andam sorrateiramente à noite pelas ruas do Balneário Cassino observando as casas a fim de invadi-las.
Elenco: Anderson Campos, Daniel Guimarães e Leandro Gomes

• “ZAGÊRO” | Bagé e Porto Alegre
Direção: Victor Di Marco e Márcio Picoli
Sinopse: É tão normal ser normal, não é?
Elenco: Victor Di Marco e Emiliano Cunha

• “JANEIRO” | Porto Alegre
Direção: Boca Migotto
Sinopse: Apenas mais uma conversa entre pai e filho.
Elenco: Angelo Sergio, Clemente Viscaíno e Nelson Diniz

• “CORRENTEZA” | Porto Alegre
Direção: Diego Müller e Pablo Müller
Sinopse: Um corpo segue na correnteza por uma capital submersa.
Elenco: Nicolas Vargas e Sergio Guizé

• “NÃO TEM MAR NESSA CIDADE” | Pelotas
Direção: Manu Zilveti
Sinopse: O relacionamento de Paulo e Edneia em breve terá um fim: Ele decide voltar para Guiné-Bissau, enquanto ela prefere seguir estudando música no Brasil. No meio do inverno gaúcho, os dois jovens imigrantes veem os conflitos de seu término serem atravessados pelas praias de água doce e a saudades do mar.
Elenco: Edneia Brazão e Paulo N’Dermei

• “CHIBO” | Tiradentes do Sul
Direção: Gabriela Poester e Henrique Lahude
Sinopse: Na fronteira entre Brasil e Argentina, uma família vive às margens do Rio Uruguai, onde trabalham com chibo, travessia clandestina de mercadorias para subsistência e comércio. Dani, a filha mais velha, está prestes a concluir o ensino médio e enfrenta as decisões desta fase da vida.
Elenco: Daniela Schmitz, Roselete Schmitz, Daiane Letícia Schmitz Oliveira, Jair Dornelles Oliveira

• “FLOR” | Esteio
Direção: Joana Bernardes
Sinopse: “Tu virou mocinha!” Laura teve muitas experiências adolescentes interrompidas pela pandemia, exceto uma: sua menarca. Nas vésperas de voltar às aulas presenciais, ela lida com a grande novidade e busca se reencontrar e se reconhecer no seu corpo, na sua arte e nas mulheres da sua família.
Elenco: Julia Almeida, Carla Cassapo, Fernanda Roggia e Duda Meneghetti

• “VIAGEM PARA SALVADOR” | São Leopoldo e Porto Alegre
Direção: João Pedro Fiuza
Sinopse: Uma mulher quer comprar uma passagem aérea para Salvador.
Elenco: Aleksia Dias e Rafael Dorneles

• “POSSO CONTAR NOS DEDOS” | Pelotas
Direção: Victória Kaminski
Sinopse: Enquanto viaja à noite, ela perde mais um dedo de sua mão.
Elenco: Victória Kaminski, Nadine Lannes, Guilherme Lannes, Pedro Parente e Francisco Franco

• “ENTREGA” | Porto Alegre
Direção: Luiz Azambuja e Pedro Presser
Sinopse: Rafinha é um jovem adulto, que trabalha fazendo entregas de bicicleta para sustentar sua família. O filme acompanha a última entrega do dia de Rafinha e as oportunidades e riscos que ela trará.
Elenco: Lucas Albuquerque Luís e Lucas Dalenogare

• “NOZ PECÔ | Itaqui e Porto Alegre
Direção: Aline Gutierres
Sinopse: Emília tenta descobrir o que aconteceu com sua irmã, Ana, que amanheceu desacordada na pequena vila em que moram. Seu medo pela mata começa a se tornar nulo diante da voz que sai lá de dentro, chamando-a. Quando sua irmã não apresenta melhoras, Emília se vê de cara com os seus maiores pesadelos: a mata e o passado da aldeia.
Elenco: Jéssica Teixeira, Gabriela Carniel, Lisiane Medeiros, Luiz Paulo Vasconcellos, Priscilla Colombi, Kacau Soares e Benedito

• “ESTÁ TUDO BEM” | Porto Alegre
Direção: Rodrigo Herzog
Sinopse: “Está tudo bem” conta a história de Jorge, um homem que trava uma luta com seu próprio inconsciente para convencer-se de que tudo está bem em sua vida, mas a cada interação ou problema que acontece no seu cotidiano, sua real condição psicológica vem mais a tona.
Elenco: Nicolas Vargas, Edu Mendas, Gui Mallmann, Alê Vasconcellos, Liane Venturella e Dan Roger Pozza

• “ENVERGO MAS NÃO QUEBRO” | Porto Alegre
Direção: Tatiana Sager
Sinopse: Vítima de violência sexual e policial, Karol, mulher negra, transexual e periférica, desde cedo acumula inúmeros traumas em sua vida. Órfã, Moradora de rua, com HIV, Karol sem recursos e auxílios do Estado, cotidianamente enfrenta diversas provações, sem ter muitas perspectivas sobre seu futuro.
Elenco: Karol Martins Sampaio

 

Correio do Povo

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas