Evento reúne cavaleiros e amazonas, promovendo companheirismo e paixão pelos cavalos e pelas tradições gaúchas.
Começou na manhã deste domingo a 39ª Cavalgada do Mar.
O primeiro percurso iniciou no Parque do Farol, em Cidreira, por volta das 8h e encerrou por volta do meio-dia, em Tramandaí, onde os participantes ficarão acampados no Parque de Eventos até a manhã desta segunda-feira.
Neste ano houve alteração na programação inicial, que previa concentração na sexta-feira e saída no sábado de Quintão, em Palmares do Sul, o que reduziu o evento em dois dias.
Serão aproximadamente 300 quilômetros de percurso à beira-mar com destino final na praia de Torres na próxima sexta-feira. Na mesma data, o Parque Estadual do Balonismo receberá os tradicionalistas para a festa de encerramento.
Veranistas e moradores de Oásis, balneário de Tramandaí, foram um dos primeiros a receber os cavalarianos neste domingo. “É lindo, as roupas, os animais, tem até crianças”, percebeu a aposentada Judite Oliveira Goulart, 69 anos. Ela é centenas de pessoas na faixa de areia aplaudiram a passagem do grupo.
A cada oito quilômetros são realizadas para descanso e hidratação dos cavalos. E na família Jansen, tal tarefa ficou sob a responsabilidade do Juliano, de 12 anos. “É a sexta cavalgada dele, está calejado do trato com os animais”, diz o pai do garoto, Emerson Santos Jansen, 56 anos.
O evento tradicional é realizado pelo Instituto Cultural Cavalgada do Mar.
Além dos acampamentos itinerantes, serão realizadas celebrações, competições campeiras e homenagens em cada parada. Haverá também concurso de declamação de poesias, com premiação três dos primeiros apresentados.
História
A Cavalgada do Mar, realizada desde 1984, é considerada uma das maiores do mundo, reunindo milhares de cavaleiros e amazonas em um trajeto que percorre o Litoral Norte.
Simboliza a relação entre o homem, o cavalo e a natureza, promovendo integração entre gerações, valorização dos costumes e fortalecimento do turismo e da economia local.
Correio do Povo