Evento, em sua segunda edição, trouxe carnes de mais de dez países e 16 estados brasileiros.
Porto Alegre sediou, no sábado, a segunda edição do Expochurrasco, no Parque Harmonia, com cerca de cinco mil visitantes e por volta de oito toneladas de carnes bovinas, suínas, bubalinas, aves e pescados consumidos, de acordo com a organização. Ao todo, carnes de mais de dez países e 16 estados brasileiros puderam ser degustados. O evento também contou com a realização do Campeonato Brasileiro de Churrasco, classificando as equipes RPF, do Rio Grande do Sul, e MS Pantanal, do Mato Grosso do Sul, para a disputa do Mundial de Assadores Ancestrais, em setembro, no Uruguai.
“Nós provamos que a cultura do churrasco do Rio Grande do Sul é maravilhosa, mas a cultura de outros países, em um único lugar e num único dia, demonstra que nossa missão é ainda maior. Tivemos um dia lindo, com cardápios incríveis e um evento muito bem prestigiado”, afirmou uma das organizadoras do Expochurrasco, Mayara Pavin, acrescentando que a ação superou as expectativas de público.
Mais de 300 assadores estiveram presentes em mais de 40 estações de gastronomia lideradas por chefs, alguns celebridades no ramo. Além dos bovinos, houve inclusive opções veganas, trazidas pela chef Taís Dufau, do município de Estância Velha, as alunas Simone de Oliveira e Dinara Santos, da Escola Chef Gourmet. O cardápio trouxe bruschettas de cogumelo e alho poró salteados com tomate confitado e manjericão. “A ideia é ser uma estação inclusiva, para conquistar o público vegano, que não tinha participação num evento de churrasco em outros momentos. Surgiu essa oportunidade, de fazer pratos que combinam com as estações de churrasco”, disse Taís.
Já a assadora Thays Rocha, da equipe Brasa Delas, de Campo Grande/MS, disse que esta era sua primeira vez no RS, assim como suas colegas Fran Barem e Léia Churras. Criado em 2019, o grupo promove cursos para mulheres na área do churrasco e participa de eventos. “ Os meninos nos respeitam muito, mas vamos chegar mostrando que não estamos para brincadeira, porque o nosso trabalho é sério e sabemos que, para ter maior visibilidade, precisamos participar cada vez mais do mundo do churrasco”, declarou Thays.
Correio do Povo