As equipes técnica, de responsabilidade social e relações institucionais da Corsan receberam estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), unidade de Osório, nas estações de tratamento de água e de esgoto do município. Os alunos do curso de Ciências Biológicas, com ênfase em Gestão Ambiental Costeira, fizeram a visita acompanhados pela professora da disciplina de Saneamento Básico vivenciando todas as etapas dos procedimentos realizados nas instalações, na tarde da última sexta-feira, 10.
A iniciativa fez parte do programa Portas Abertas, desenvolvido pela Corsan para mostrar à população e a instituições o trabalho feito para garantir a qualidade dos serviços prestados. A Companhia investe em estrutura, tecnologias e processos modernos e eficientes para assegurar que os sistemas de esgotamento sanitário e abastecimento de água sejam seguros e sustentáveis a longo prazo.
“Como futuros biólogos, com ênfase em Gestão Ambiental Costeira, os alunos puderam reconhecer a relevância dos sistemas de tratamento de água e esgoto para a promoção da saúde pública, a preservação dos recursos naturais de água e a conservação dos ecossistemas costeiros”, avaliou a professora Daiana Maffessoni, que ministra as aulas de Saneamento Básico aos nove estudantes presentes na visita.
O grupo pode observar a diferença entre os resíduos coletados pelas redes de esgoto e o efluente depois de passar por tratamento, com os métodos utilizados pela Corsan para atender aos parâmetros exigidos pelos órgãos reguladores do saneamento básico.
Para agendar as visitas, as instituições interessadas devem entrar em contato pelo telefone fone (51) 998490307 ou pelo e-mail cristiane.silveira@corsan.com.br.
Abastecimento de água
O sistema de abastecimento da Corsan em Osório utiliza poços tubulares profundos para fazer a captação de água para tratamento. A produção é de 100 litros por segundo.
O município conta com seis poços profundos, localizados nas ruas Marcílio Dias, Barão do Triunfo, Nelson Silveira de Souza e da Lagoa, na Avenida Brasil e no bairro Laranjeiras. A água tratada é enviada a seis reservatórios, com capacidade total de armazenamento de 2,35 milhões de litros, para ser distribuída a mais de 15,4 mil imóveis.
Tratamento de esgoto
A Estação de Tratamento de Esgoto de Osório tem autorização para processar 45 litros por segundo de resíduos domésticos, o que equivale a 60 piscinas olímpicas por mês.
O esgoto bruto passa por três etapas para se transformar em efluente 100% tratado.
A terceira etapa, chamada terciária, é a fase avançada para a remoção de nutrientes e proteção do local onde é feito o lançamento final do esgoto depois do tratamento.
Corsan