A Escola Estadual Maria Teresa Vilanova Castilhos, popularmente conhecida como Escola Polivalente de Osório, celebra em 2024 seu cinquentenário de fundação.
O nome oficial homenageia a primeira professora com formação pedagógica do município, mas, apesar da designação formal, o carinho e reconhecimento da comunidade ainda a mantém como “Polivalente”. A Jovem Pan conversou com a diretora da escola, Maristela Amaral, e com a vice-diretora Eleir Rodrigues da Silva, sobre as ações que estão sendo desenvolvidas ao longo do ano.
Maristela, que atua há 32 anos na escola, sendo os últimos sete como diretora, destacou as mudanças que ocorreram ao longo do tempo.
Segundo ela, muitas transformações foram positivas, enquanto outras foram mais sentidas, como a retirada dos cursos técnicos: Agrícola, Doméstico, Industrial e Comercial.
Ela também destacou a participação mais ativa dos pais nas atividades da escola no passado, algo que mudou com o tempo. Entretanto, ela celebra as novas disciplinas e atividades que têm motivado os alunos a se engajarem no ambiente escolar.
A escola vem realizando eventos de grande sucesso como Café Colonial e Noite dos Caldos, que contaram com a presença de ex-alunos ilustres.
Entre as atividades planejadas para marcar os 50 anos da instituição, está a mostra de fotografia intitulada “Como eu vejo minha escola”, e a direção também estuda a possibilidade de resgatar um evento que foi sucesso no passado: o concurso de pipas iluminadas à noite.
A vice-diretora Eleir Rodrigues da Silva, que atua no Polivalente há mais de 20 anos, compartilhou seu desejo de ver a escola com uma quadra ou ginásio coberto, o que permitiria a realização de mais eventos e atividades esportivas.
Atualmente, as ações são organizadas em um espaço de festas construído graças a bingos e rifas promovidos pela escola, que serve tanto para as comemorações dos alunos quanto para eventos alugados por terceiros.
O aniversário oficial de 50 anos será comemorado no dia 14 de novembro.
Lucas Filho