Prazo para o aluno participante preencher o questionário termina neste sábado e é obrigatório
Mais de 408 mil acadêmicos farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes |
Foto: Cecília Bastos / USP Imagens / Divulgação / CP Memória
Mais de 408 mil acadêmicos se preparam para realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023, que acontecerá neste domingo (26/11), em todo o país. Concluintes de cursos de graduação selecionados pelo Ministério da Educação (MEC) para esta edição têm até este sábado (25/11) para responder ao Questionário do Estudante, por meio do Sistema Enade.
Os alunos devem fazer a prova e enviar o questionário, ferramentas que permitem ao MEC avaliar o respectivo curso de graduação e a instituição de Educação Superior. Além disso, o instrumento serve para compor o perfil do acadêmico e o contexto dos processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados.
O MEC assegura que as respostas específicas de cada estudante são sigilosas e serão tratadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), com o objetivo de geração de estatísticas e indicadores educacionais.
Apenas os inscritos no Enade que já preencheram o Questionário do Estudante é que estão liberados para conferir o local de prova no Cartão de Confirmação da Inscrição, no Sistema Enade.
E o acesso aos locais deve ocorrer, no máximo, até as 13h de domingo. Neste cartão, além de informes como local e horário de aplicação, constam os documentos de identificação exigidos e os atendimentos especializados solicitados e aprovados.
O Inep recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação no dia da prova.
Provas e Cursos
- O Enade avalia o rendimento dos concluintes de cursos de graduação; e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
- Em 2023, serão avaliados os cursos de bacharelado das áreas de Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Enfermagem; engenharias Ambiental, Civil, de Alimentos, da Computação, de Controle e Automação, de Produção, Elétrica, Florestal, Mecânica e Química; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Veterinária; Nutrição; Odontologia; e Zootecnia.
- E ainda avaliados os cursos Superiores de Tecnologia das áreas de Estética e Cosmética;
- Gestão Ambiental, e Hospitalar; Radiologia; Segurança no Trabalho; e Agronegócio.
- No domingo, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. E para levar o caderno de provas, o aluno precisa sair da sala a partir das 17h.
- Acesse o Sistema Enade aqui.
Correio do Povo