Domingo será de calor extremo no Rio Grande do Sul.
O domingo será de calor extremo no Rio Grande do Sul com máximas excepcionalmente altas em várias cidades.
Grande parte dos municípios do estado terá máximas perto ou acima dos 40ºC com marcas tão altas quanto 41ºC a 43ºC na Fronteira Oeste, Noroeste, Centro, vales e Grande Porto Alegre, por exemplo.
Devido ao calor extremo, mesmo que modelos numéricos não indiquem, da tarde pra noite podem se formar nuvens carregadas com muitos relâmpagos, chuva isolada e temporais localizados com vendavais.
Em Porto Alegre, temperatura deve ficar entre 24ºC e 39ºC.
Sábado de forte calor
O calorão em Porto Alegre no sábado mais uma vez foi um convite para os moradores buscarem as ruas em busca de lazer, ou mesmo algumas compras de Natal nas lojas da área central.
A chuva forte do final da sexta-feira trouxe uma elevação considerável no nível do Guaíba, para 1,61 metro, porém, tão rápido quanto houve a elevação da marca, também foi sua queda, conforme a medição do Cais Mauá mantida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
A marca no início da tarde do sábado foi de 1,24 metro, próximo aos dias anteriores, antes das precipitações. Se, por ora, a lembrança das enchentes históricas ficou no passado, a tomada da orla foi apenas dos frequentadores habituais e turistas, que buscaram algum refresco frente ao calor intenso, embora, ao meio-dia, o registro haver sido de 31,9ºC e umidade relativa do ar em 54% ao meio-dia na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na Capital.
Correio do Povo