A estrada da Prainha, que liga a Lagoa dos Barros em Osório, está completamente intransitável devido às fortes cheias que atingiram a região nos últimos dias, deixando o trajeto inviável para veículos e pedestres.
De acordo com informações de moradores próximos à estrada, a situação pode se agravar ainda mais nas próximas semanas, dependendo da intensidade das chuvas previstas para o mês de outubro.
A expectativa é que, caso o volume de precipitações permaneça elevado, as tradicionais “puxadas d’água” para irrigação comecem no início de novembro. Isso, segundo os moradores, poderá manter a estrada em condições ruins até o início de dezembro, prejudicando o acesso ao local.
Conhecida por sua extensão de areia e por ser um ponto bastante frequentado por moradores locais e visitantes, a Lagoa dos Barros, tornou-se uma excelente alternativa nas estações mais quentes.
Moradores que vivem nas proximidades afirmam que o problema poderia ter sido evitado caso houvesse uma infraestrutura mais adequada na área. “Se fosse construída uma ponte no sangradouro, com uma vazão maior para a água, esse tipo de situação não aconteceria”, declarou um morador.
Lucas Filho