Chuva prevista ao longo do dia é de até 100 mm; rajadas de vento podem chegar a 100 km/h, segundo comunicado. Há risco de corte de energia elétrica e alagamentos.
Casas foram destruídas pelo temporal em Santo Antônio da Patrulha — Foto: Imagens cedidas/Marcelo Gaúcho
A instabilidade ganhou força no fim de semana em todo o Rio Grande do Sul. A Defesa Civil do estado e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas de temporais.
O comunicado da Defesa Civil é para “chuvas intensas, descargas elétricas, eventual queda de granizo e ventos fortes”. O aviso é válido até às 20h deste domingo (12).
Já o Inmet alerta para perigo de tempestade em toda a extensão do estado, indicada no mapa pela cor laranja (Veja abaixo). De acordo com o Instituto, a chuva pode chegar a 100 milímetros ao longo do dia. Há previsão de ventos intensos (entre 60 km/h e 100 km/h) e queda de granizo. O comunicado tem validade até às 15h desta segunda-feira (13).
Inmet emitiu alerta para instabilidade no RS — Foto: Reprodução/Inmet
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, segundo o Inmet.
Os alertas existem para que haja tempo suficiente para avaliar a situação e evitar ou reduzir riscos causados por eventos naturais como tempestades.
Caso haja necessidade de ajuda por parte da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros, é possível ligar para os telefones 199 e 193.
Defesa Civil emitiu comunicado para chuvas intensas no RS — Foto: Reprodução/Defesa Civil
g1.globo.com