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Curso de Licenciatura em Letras do Campus Osório é nota máxima na avaliação do MEC

O curso superior de Licenciatura em Letras Português/Inglês do Campus Osório conquistou o conceito 5 (nota máxima) na avaliação in loco do Ministério da Educação (Inep/MEC), realizada de 23 a 25 de abril de 2025, de modo on-line.

Os avaliadores conheceram as instalações físicas da unidade, conduzidos em uma visita virtual pelo professor Mateus da Rosa Pereira, à época coordenador do curso, participaram de diversas reuniões com gestores, membros de comissões, docentes e estudantes, e analisaram documentos como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os currículos do corpo docente, os relatórios da Avaliação Institucional, os projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à área do curso.

Este processo de avaliação renova o reconhecimento do curso em 2019, quando foi obtido o conceito 4, que refere-se a “muito bom”. Segundo o professor Mateus, esta melhoria contínua, agora atingindo o nível de excelência, reflete o amadurecimento institucional do curso de Letras, que neste ano comemora 10 anos de funcionamento. “Desde a primeira avaliação externa, Colegiado, NDE e discentes trabalharam sistematicamente para melhorar aspectos fundamentais para o bom andamento do curso. Assim, a nota representa o reconhecimento de um esforço coletivo, institucional e organizado”.

Para o docente, a preparação do campus e a colaboração de toda a comunidade acadêmica foi fundamental para a conquista: “A qualidade do curso deve ser real, pois a avaliação do Inep é séria e rigorosa. Produção intelectual, aulas com qualidade, alunos e professores comprometidos, processos claros e previsíveis que envolvem a pesquisa, o ensino e a extensão — tudo isso deve estar implementado de maneira sólida e satisfatória. Porém, acredito que, como em toda a avaliação, é essencial conhecer os instrumentos e os critérios utilizados pelo Inep, que são bastante detalhados. Isso leva tempo e requer muita organização da parte do NDE, da Coordenação e do Colegiado. Além de toda essa preparação, o apoio que recebemos dos setores técnico-administrativos como a TI, o Audiovisual, o AEE, a Comunicação, os Registros Acadêmicos e a Biblioteca, entre outros, e do Departamento de Avaliação Institucional do IFRS, garantiu uma ótima impressão, para que pudéssemos apresentar evidências concretas que envolvem o campus como um todo”.

 

IFRS

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