A Brigada Militar participa da Operação Shamar, desencadeada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança, com o objetivo de combater crimes de violência doméstica e feminicídios, neste mês dedicado ao tema, o Agosto Lilás.
A Operação Shamar teve início no dia primeiro e segue até 29 deste mês.
Esta quarta-feira (07/8), é o dia “D” da operação em referência ao 07 de agosto de 2006, data em que, no Brasil, foi sancionada a Lei Federal Nº 11.340, que ficou conhecida por Lei Maria da Penha.
Na área do CRPO Litoral, por meio de Patrulhas Maria da Penha do 2º BPAT e de guarnições do policiamento ostensivo do 8º BPM, foram realizadas ações preventivas e educativas para conscientização da importância de denúncias sobre atos de violência no meio familiar e contra a mulher.
Em Osório, o 8º BPM contou com o apoio da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros na “blitz” para entrega de folheteria com orientações.
Durante o mês, também serão realizados contatos por telefone e feitas visitas para monitoramento da situação das vítimas de violência doméstica, favorecidas pelo documento legal da medida protetiva, para que o agressor se mantenha afastado delas.
COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CRPO LITORAL
TEXTO: Jornalista Jussara Pelissoli – servidora civil
FOTOS: Divulgação CRPO Litoral
Lucas Filho