Obras do complexo seguem em andamento e devem ser concluídas, se o tempo ajudar, no primeiro semestre de 2024.
O Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, acaba de superar a marca dos 250 mil visitantes. Até o último domingo (14), o local havia recebido 252.631 pessoas, de 58 países.
A contagem começou em maio de 2021, quando tiveram início as visitações. Desde então, mesmo sem a obra totalmente concluída, o espaço se tornou um fenômeno turístico sem precedentes na região.
— A gente está muito feliz com o resultado. Nosso Cristo é diferente. Tem uma energia, uma positividade e um acolhimento que não existem em outros lugares — diz Vanessa Goldoni, coordenadora de logística do complexo.
A maioria dos visitantes é composta por famílias vindas de dentro do Estado e de outras regiões do Brasil. Entre o público de fora do país, destacam-se colombianos, uruguaios e argentinos, seguidos de alemães, paraguaios, norte-americanos, venezuelanos e italianos.
A chuvarada que desabou sobre o Estado em 2023 e, em especial, sobre o Vale do Taquari, se refletiu no andamento das obras do complexo.
As obras
Em razão do mau tempo e também da descoberta de uma rocha na área onde ficará a praça de alimentação (que exigiu um trabalho minucioso), não foi possível inaugurar o parque no fim do ano passado, como estava previsto.
Agora, se São Pedro ajudar, a expectativa da Associação Amigos de Cristo é de concluir tudo até o fim do primeiro semestre de 2024.
O Cristo
O Cristo Protetor mede 43,5 metros de altura no total, contando o pedestal. Somente o monumento tem 37m50cm.
A envergadura dos braços é de 39 metros. A estátua fica no Morro das Antenas, a 432 metros acima do nível do mar, e conta com elevador e vista privilegiada do vale.
O local terá uma série de espaços integrados, com destaque para uma capela de vidro.
Para visitar
Você encontra todas as informações no site cristoencantado.com.br.
gauchazh.clicrbs.com