Uma criança de cinco anos está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Jaraguá, após ter sido deixada dentro de um carro sob forte calor, em Jaraguá do Sul (SC).
O caso gerou grande repercussão nas redes sociais, e motivou uma mobilização de apoio e orações em todo o Estado.
De acordo com as informações apuradas, a menina teria permanecido no interior do veículo enquanto o pai foi cortar o cabelo.
No momento do ocorrido, a cidade registrava sensação térmica próxima dos 40 °C.
A criança sofreu um quadro grave de insolação.
Inicialmente, familiares levaram a menina ao Hospital São José.
Após os primeiros atendimentos, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou a transferência para o Hospital Jaraguá, onde ela segue sob cuidados intensivos.
Segundo o coordenador da emergência pediátrica e plantonista da UTI do Hospital Jaraguá, doutor Cauby Motta, a paciente chegou à unidade com desidratação grave e quadro de hipertermia.
A equipe médica realizou procedimentos para resfriamento corporal e administrou medicamentos para controlar a agitação psicomotora.
Diante da persistência da instabilidade, foi necessária a entubação, sedação e uso de anticonvulsivantes como medida de proteção ao sistema nervoso central.
Exames de imagem, incluindo tomografia, não apontaram sinais iniciais de edema cerebral.
Conforme o médico, os exames laboratoriais indicaram desidratação em grau moderado no momento da avaliação mais recente.
A equipe agora realiza ajustes metabólicos e acompanha a evolução clínica da criança na UTI.
No momento, a menina está sedada, entubada e apresenta quadro estável, sem convulsões aparentes.
Os nomes da criança e do pai não foram divulgados.
Fonte: Jornal Sentinela
Portal Gaúcho de Notícias













