5038817_234fe78cf022579

Criança de 10 anos leva mais de 40 pontos ao ser supostamente mordida por jacaré em Tramandaí

Ataque teria ocorrido em uma região conhecida como Lagoa do Armazém, na RS-030.

Menino teve ferimentos graves na perna direita e segue em recuperação.

INFORME PUBLICITÁRIO


Fortes Imóveis Vende chácara com lagoa em Osório

Secretaria de Meio Ambiente do município investiga o caso.

Uma criança de 10 anos levou 40 pontos na perna direita após ser mordida pelo o que seria um jacaré, segundo familiares.

O menino teve ferimentos graves e segue em recuperação.

INFORME PUBLICITÁRIO


 

 


 

O caso ocorreu em uma região conhecida como Lagoa do Armazém, em Tramandaí, no Litoral Norte.

O relato é de que ele nadava na lagoa quando teria sentido a mordida e conseguido fugir. Ninguém, contudo, visualizou o animal.

A prefeitura local investiga o caso.

Conforme a família do garoto, o caso aconteceu no último sábado (21) em um camping na RS-030, em frente a um trapiche.

O primeiro atendimento foi realizado no local. Em seguida, a criança foi encaminhada para o pronto atendimento de Tramandaí.

O menino teve ferimentos graves na perna e precisou levar mais de 40 pontos.

Ele está em recuperação e tomando medicamentos.

Depois do atendimento, a família procurou por especialistas no Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar/UFRGS).

— Disseram que se tratava de uma mordida de jacaré adulto — ressalta Beatriz Machado, madrinha do menino.

A reportagem de Zero Hora buscou contato com o Ceclimar, mas não obteve retorno. Já a professora Laura Verrastro, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da UFRGS e especialista em répteis, analisou imagens do ferimento e afirma que a mordida “seguramente é de um jacaré”.

— Na época reprodutiva, primavera e verão, as fêmeas podem ser agressivas se (algum intruso) chegar perto dos ninhos ou filhotes — reforça Laura.

A família chegou a questionar os responsáveis pelo local, que alegaram não saber da existência de jacarés por lá.

— Como o pessoal que estava com ele, na volta da lagoa, fez um torniquete, eu não havia visto a gravidade do ferimento. Chegando lá, ao ver o ferimento, começaram várias hipóteses, e o pessoal acabou relatando do jacaré — contou à RBS TV o pai do menino, Maicon Fernando.

Uma investigação foi aberta para entender o que ocorreu, avaliar a região e identificar o local exato do fato.

O trabalho está a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância em Saúde do município e 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (18ªCRE).

— Se for um jacaré, é o primeiro relato no município. Pelo relato, a gente acha que pode não ser. O pessoal coloca rede de pesca de camarão por lá, por exemplo. Ele pode ter caído e (a rede) pego na perna dele. É uma criança, pode não saber o que é uma rede. Estou há quatro anos em Tramandaí e nunca vi um relato de mordida de jacaré ali — afirma o secretário de saúde de Tramandaí, Roger Esteves.

Além disso, o secretário diz que o camping entrou em contato com o município e solicitou que sejam instaladas placas informando a presença de jacarés na área.

Comando Ambiental diz que local é habitat natural 

O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) publicou uma nota em que afirma que não foi acionada para a ocorrência em específico e que soube do ocorrido somente depois do atendimento médico dado à criança. Confirma, ainda, que a lagoa é um local considerado habitat natural para esse tipo de animal.

 

Confira a nota na íntegra:

A Brigada Militar, através do Comando Ambiental, órgão policial de proteção ao meio ambiente, acompanha casos relacionados à fauna silvestre, não tendo sido acionada sobre a ocorrência em que supostamente uma criança havia se lesionado em virtude de um ataque de jacaré, tendo tomado conhecimento somente após a família já ter prestado os atendimentos médicos necessários.

Os jacarés são animais silvestres de habitat natural em lagoas e áreas úmidas, razão pela qual escolhem nossas lagoas como local de moradia. A Lagoa do Armazém, onde ocorreu o incidente, é um habitat natural de jacarés no Litoral Norte. No entanto, é o primeiro relato que temos de um suposto ataque da espécie ao ser humano no local, considerando ser o jacaré um animal defensivo, que geralmente tem comportamento agressivo apenas quando provocado ou em local de ninhos e filhotes.

De acordo com os pais da vítima, o animal não foi avistado quando ocorreu o ataque, tampouco se percebeu a presença dele nas margens em diligências posteriores. Outrossim, a PATRAM aproveita a oportunidade para orientar a população sobre a importância de ao avistar um animal silvestre, como o jacaré, acionar os órgãos ambientais competentes, entre eles a PATRAM, que irá realizar o monitoramento das áreas a fim de evitar qualquer incidente e preservar o bem estar da sociedade e do próprio animal.

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Relacionados

Continue Lendo ...

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Publicidade

Cabana para Locação
na Praia de Atlântida Sul

Gramado e Canela
voz
Logo Serra e Litoral
Osório na Web

@ Portal Serra e Litoral O Resumão de todos Todos os direitos reservados