Foram realizadas nesta segunda-feira, 17, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Osório (SCFV), as primeiras palestras de Educação Ambiental entre as 15 programadas pela Corsan, no Litoral, para celebrar o Dia Mundial da Água – comemorado em 22 de março.
A iniciativa é promovida pela equipe de Responsabilidade Social, com o objetivo de destacar a importância da preservação da água e apresentar o trabalho desenvolvido pela Companhia, nas etapas de captação e tratamento que garantem a distribuição de água à população.
As crianças atendidas pelo SCFV de Osório mostraram-se interessadas durante as três palestras feitas na instituição. Com abordagem de fácil entendimento e exemplos do uso da água no dia a dia, aos participantes foram apresentados hábitos e práticas que podem contribuir, desde a infância, para a proteção dos recursos naturais e promoção de uma vida mais saudável.
“Vocês sabem de onde vem a água utilizada para hidratar o nosso corpo, fazer a higiene pessoal e limpar a casa?”, perguntou a analista de Responsabilidade Social da Corsan, Cristiane Medeiros.
A imensidão do mar veio ao pensamento de um dos alunos, e então a turma foi convidada a se aproximar da maquete que ilustra as fases do sistema de abastecimento. “Em Osório, a Corsan utiliza fontes subterrâneas, de água produzida embaixo da terra, para fazer o tratamento e torná-la própria para o consumo humano”, explicou a palestrante, lembrando que a água pode ser extraída também de rios, lagoas ou barragens para purificação, e que a água do mar não é usada pela Corsan.
Ainda sobre a importância das ações de educação ambiental, a gerente de Meio Ambiente da Corsan, Ana Lusia Leal Hilzendeger destaca: “Levamos às comunidades informações que despertam o entendimento global sobre a urgência em preservar o meio ambiente e o quanto a Companhia está comprometida com a sustentabilidade em ações de rotina, práticas inovadoras e em processos rigorosos que atendem à legislação ambiental, respeitando as particularidades das diferentes regiões que atendemos”.
As palestras serão realizadas até a próxima segunda-feira, 24, e irão atender estudantes, professores, idosos e facilitadores de escolas e instituições de Osório, Tramandaí e Arroio do Sal.
Em Osório, a próxima ação será realizada nesta quinta-feira, 20, na Escola Sementinha, para crianças da Educação Infantil. Na sexta-feira, 21, a Corsan voltará ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Osório, para falar sobre educação ambiental com os idosos que participam das atividades promovidas pelo município.
Corsan no Litoral Norte