Alunos da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Kuaray Mimbi, localizada dentro da Aldeia Tekoa YY Ryapu, no distrito de Granja Vargas, em Palmares do Sul, assistiram, na manhã desta terça-feira, 16, a uma palestra promovida pela Corsan sobre o ciclo da água.
Além dos estudantes, moradores da aldeia acompanharam a atividade, que teve ainda a doação de sementes para o plantio e cultivo de legumes e hortaliças. A iniciativa fez parte do Programa de Voluntariado, desenvolvido pela Corsan.
As sementes foram distribuídas pela agente de tratamento de água e esgoto Fabiane Frois Bazanella, palestrante do Programa de Voluntariado. Essas doações integram as ações do programa Horta nas Escolas, também realizado pela Corsan, para incentivar o plantio e o consumo de alimentos saudáveis entre estudantes.
Cercada pela mata nativa às margens da Lagoa da Porteira, a Aldeia Tekoa YY Ryapu é pertencente ao povo originário mbya guarani e abastecida com água da Corsan. São cerca de 30 indígenas morando no local, entre adultos e crianças. “Quando a gente só vê, não dá valor, mas quando se aprende, é muito melhor, a gente dá outro valor à água”, disse o cacique Paulo Morinico, ressaltando a importância de as crianças saberem desde cedo como preservá-la.
A professora Joseane Schwarz da Silva relata que a escola existe há um ano na aldeia e que o processo de aprendizagem é mais atrativo com aulas práticas, como a palestra sobre o ciclo da água. Para demonstrar e ressaltar a importância do consumo da água tratada para evitar doenças, foi utilizada uma maquete. “Foi uma oportunidade riquíssima para os alunos. Pretendemos também levá-los a uma estação de tratamento de água para verem de perto o que aprenderam aqui”, disse a professora.
As escolas interessadas em conhecer os projetos da Companhia podem entrar em contato pelo telefone (51) 98022473.
Fonte: divulgação/Corsan
jplitoral.com.br/corsan