A Corsan realizou nesta quinta-feira, 25, a troca da Central de Telemetria, equipamento responsável pelo monitoramento dos sistemas de água e esgoto à distância e em tempo real, nas 24 horas do dia, do município de Osório.
Localizado na Estação de Tratamento de Água, no bairro Porto Lacustre, o novo dispositivo garantirá maior eficiência e rapidez na identificação e resolução de problemas.
A Central de Telemetria permite acompanhar, permanentemente, os níveis de água dos reservatórios, as condições de funcionamento de poços artesianos e os bombeamentos que compõem a distribuição de água à população, entre outras funções – como as que envolvem a parte elétrica, bem como o sistema de esgotamento sanitário.
Os dados da Central são mostrados em telas e acompanhados simultaneamente tanto em Osório como no Centro de Operações Integradas (COI), em Porto Alegre.
A troca integra uma melhoria do sistema atual se adequando às novas tecnologias já implantadas no COI. “É uma atualização tecnológica.
Vai deixar o sistema mais confiável e preciso. Facilitará a identificação de possíveis problemas, agilizando manutenções e a operação do sistema pelos funcionários”, disse o diretor de operações regional, Fábio Arruda.
Na região do Litoral Norte, a Corsan pretende realizar a mesma troca de equipamento em Capão da Canoa, aperfeiçoando o sistema de monitoramento daquele município também.
Texto: Ascom Corsan
Lucas Filho