26972bbd-e5a8-4d14-9c1a-376ee575267f

Corsan investe em solução compacta e sustentável para o tratamento de esgoto em Cidreira

A nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cidreira já está em operação, marcando o início da transformação no saneamento básico no município.

Com o investimento de R$ 6,72 milhões, a estrutura possui capacidade para processar 15 litros de resíduos domésticos por segundo – volume equivalente a 518 piscinas olímpicas por dia.

A moderna instalação atende cerca de 1.700 residências e estabelecimentos comerciais, devolvendo o efluente tratado à natureza, no sistema de bacias de infiltração e evaporação.

“A ETE compacta foi projetada para, em uma estrutura modular e tecnológica, cumprir o ciclo do tratamento de esgoto em conformidade com os padrões exigidos pelas leis ambientais, gerando benefícios para o meio ambiente e para a população”, explica o coordenador de Operações da Corsan em Cidreira, Leandro Mendes.

O gestor detalha que, com esse investimento, a Companhia passou a dispensar efluente tratado nas quatro bacias de infiltração, anteriormente utilizadas para receber o esgoto bruto, nas instalações localizadas no final da avenida Júlio Brunelli, no bairro Centro.

Mendes esclarece que com o início das operações da ETE Cidreira, a Corsan dá um passo significativo no percurso de ampliação do esgotamento sanitário no município. “Com essa infraestrutura daremos continuidade ao planejamento de expansão da coleta e do tratamento de esgoto, com obras de implantação de redes coletoras previstas para o segundo semestre de 2026”, afirma o coordenador.

“Atualmente o município conta com o índice de 6% de coleta e tratamento. Não mediremos esforços para alcançar a meta de 90% até 2033, prevista no Marco Legal do Saneamento”, destaca, ressaltando a relevância do saneamento básico na promoção da saúde pública, qualidade de vida e desenvolvimento econômico sustentável das cidades.

A ETE Cidreira opera 24 horas por dia, no modo semiautomático, o que compreende a 12 horas com operação assistida e 12 horas automatizada.

A estrutura tem capacidade para atender os 17 mil habitantes do município e os veranistas.

 

Entenda como funciona a estação compacta

Solução projetada para tratar resíduos de maneira eficiente, combina processos de tratamento físico, químico e biológico, em uma estrutura compacta modular, o que proporciona ampliação gradual conforme o aumento da demanda de tratamento.

Em conformidade ambiental, garante que o efluente tratado esteja dentro dos padrões exigidos pelas leis ambientais, contribuindo diretamente para a sustentabilidade na preservação dos recursos hídricos.

ec9836e5 49fd 49ba 955d 2651a32e7e01

 

e97a9157 078c 4642 b8ac 91a7afec656f

 

886760ac 50c8 455e 931c f8b6f95df634

 

f1d29c66 de2f 49cd 8e63 1d6ebb2310aa

 

9c5807b9 8b36 40fb bef0 c64f8397ba8a

 

Corsan no Litoral Norte


Publicidade:




Vai Viajar para a Serra gaúcha?

Gramado & Canela
Compre Ingressos aqui, evite Filas.

  • * Reserva Online de Hotéis
    * Restaurantes
    * Ingressos para Parques
    * Passeios Turísticos e muito mais.

Acesse o link e escolha seu melhor roteiro, e
Boa Viagem! 

https://guiaserraelitoral.com.br/

 


 

 

Leia Mais Notícias em:
Serra e Litoral Notícias

 


 

Relacionados

Continue Lendo ...

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Publicidade

Cabana para Locação
na Praia de Atlântida Sul

Gramado e Canela
voz
Logo Serra e Litoral
Osório na Web

@ Portal Serra e Litoral O Resumão de todos Todos os direitos reservados