Com o propósito de contribuir para a ampla transformação socioambiental das comunidades em que atua, promover mais saúde à população e desenvolvimento econômico sustentável dos municípios, a Corsan vai além da prestação de serviços de água e esgoto.
Nesta quinta-feira, 17, a Companhia participou da programação da Quinta-feira Santa da Escola Estadual de Ensino Médio 9 de Maio, de Imbé, denominada Fraternidade e Ecologia Integral, a convite da instituição.
O gerente regional de Relações Institucionais, Luciano Brandão, e a analista de Responsabilidade Social, Cristiane Medeiros, falaram aos cerca de 200 estudantes das três séries do ensino médio, acompanhados de seus professores, sobre a importância do saneamento básico para a promoção de mudanças e melhorias significativas na sociedade.
Em quatro palestras durante a manhã, os profissionais compartilharam informações sobre investimentos, infraestrutura, operação, serviços, atendimento e projetos sociais desenvolvidos pela Corsan no Estado, na região e no município.
O esgotamento sanitário recebeu destaque por ser um assunto que ainda gera muitas dúvidas e requer urgência nas resoluções.
Luciano explicou o que representa o tratamento de efluentes, falou sobre a realidade atual do município e os investimentos da Companhia no setor. “Com as obras que estão sendo realizadas nas vias públicas de Imbé – a implantação de redes coletoras de resíduos domésticos – e na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), ainda neste ano o esgotamento sanitário no município será ampliado, atualmente com pouco mais de 1% de cobertura, tendo o sistema de fossa, filtro e sumidouro predominante”, pontuou, destacando que este método contamina o lençol freático (reservatório natural de água subterrâneo), por não receber o devido tratamento.
A professora de Química da Escola 9 de Maio, Geórgia Gelain, destacou a relevância das informações para a preservação da saúde da população e promoção da consciência ambiental. “Entendermos como funciona o tratamento de efluentes é fundamental.
Com os esclarecimentos, os alunos ficaram informados sobre o assunto e sobre o que está acontecendo, e com o entendimento poderão ter uma opinião sobre a realidade que os cerca, como o lançamento no Rio Tramandaí, e sobre os impactos positivos do saneamento básico para as gerações futuras”, declarou Geórgia.
A Corsan reforça, diariamente, o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida de mais de 6,5 milhões de pessoas nos 317 municípios atendidos. “Sendo a responsabilidade social um dos valores da empresa, entendemos que ao implementarmos programas e projetos socioambientais, contribuímos para um futuro mais sustentável, fortalecemos laços nas comunidades e geramos impactos positivos”, conclui Cristiane.
Além das apresentações da Corsan, em outras três salas de aula aconteceram palestras simultâneas sobre diferentes temas. A escola também promoveu a campanha de plantio de mudas e um momento de confraternização e reflexão sobre a Páscoa.
Corsan no Litoral Norte