Confirmada a quinta morte por leptospirose no Rio Grande do Sul

A leptospirose pode ser transmitida a partir do contato da pele com água ou alimentos contaminados. | Foto: Pedro Piegas

Último caso confirmado foi de um morador de Viamão que participou como voluntário em resgates.

Foi confirmada a morte de mais um homem, de 48 anos, que residia em Viamão, em decorrência de leptospirose.

As informações oficiais são de que a vítima foi voluntária de resgate e não acessou em nenhum momento os serviços de saúde em Viamão.

Ele procurou atendimento na UPA da Lomba do Pinheiro e veio a óbito em Porto Alegre, no dia 10 de maio.

Esta é a quinta morte por leptospirose confirmada desde o início das enchentes que atingiram o Estado a partir do começo de maio.

Outros dois óbitos por leptospirose foram confirmados pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) na quinta-feira da semana passada.

As vítimas são dois homens, de 56 e 50 anos, moradores de Cachoeirinha e Porto Alegre, respectivamente.

O óbito do residente de Cachoeirinha ocorreu em 19 de maio, enquanto a morte do morador da Capital ocorreu em 18 de maio.

Os outros dois óbitos registrados no Estado relacionados a este período de enchentes aconteceram com residentes de Venâncio Aires e Travesseiro.

 

Saiba como se proteger da Leptospirose:

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados, que pode vir a estar presente na água ou lama em locais com enchentes. Mesmo que a leptospirose seja uma doença endêmica, com circulação sistemática, episódios como alagamentos aumentam a chance de infecção.

O contágio pode ocorrer a partir do contato da pele com água contaminada, além de também por meio de mucosas. Os sintomas surgem normalmente de cinco a 14 dias após a contaminação, podendo chegar a 30 dias.

A SES alerta para que a população procure um serviço de saúde logo nos primeiros sintomas: febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na panturrilha) e calafrios.

 

Correio do Povo

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas