Estado registrará na sexta uma virada no tempo, com chegada da chuva em várias regiões.
Após o feriadão de Natal, marcado por sol e calor, os dias que antecedem a chegada do Ano Novo no Rio Grande do Sul terão um pouco de instabilidade no final de cada período, segundo informações da MetSul Meteorologia.
Uma virada no tempo, no entanto, está marcada na sexta para sábado, quando a chuva deve atingir a maioria das regiões.
O Estado terá vários dias com sol e precipitações no começo da noite por conta de uma frente fria que virá antes de uma massa de ar mais frio para o final de dezembro.
Dessa forma, a temperatura na virada do ano será mais baixa para os padrões climatológicos.
Quem já está nos litorais Sul e Norte irá desfrutar do tempo bom à medida que um ciclone na costa impulsiona ar mais seco para território gaúcho. O calor, tradicional no fim do ano, se fará presente nos próximos dias.
A previsão do tempo indica que os dias mais quentes da semana serão a quinta e a sexta-feira, quando a temperatura deve passar dos 35ºC em algumas regiões.
As máximas à tarde podem atingir valores tão altos quanto 37ºC a 38ºC em cidades, como dos vales e do Noroeste.
Mudança no tempo
A virada no tempo ocorrerá já no fim da semana, entre sexta e sábado, com chuva em muitas regiões do Rio Grande do Sul.
A precipitação inclusive poderá ser forte em diversas localidades. Temporais isolados também podem ocorrer.
A instabilidade no final da semana tende a ser maior na Metade Norte, onde vão se concentrar os maiores acumulados de precipitação, inclusive com marcas de 50 mm a 100 mm em diferentes cidades.
Há margem para mudanças, mas os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que ao longo do feriadão poderia ingressar no Estado uma massa de ar mais frio que traria temperatura baixa para esta época do ano, até com frio fora de época em cidades da Serra.
Correio do Povo