A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação de Xangri-Lá, com o apoio da Mind Lab, que colabora com o desenvolvimento socioemocional de alunos e professores, utilizando jogos como um dos seus recursos, realizará um torneio de jogos.
O Torneio de Jogos de Raciocínio acontecerá na terça-feira, 31 de outubro, às 18h30 no Ginásio da Escola Petronilha, R. Presalino Espíndola, 764 – Bairro Guará, para o qual são esperados alunos, familiares, professores e gestores de educação.
A intenção dos organizadores é promover um momento de interação entre os estudantes da rede municipal, aliando atividades que poderão ser realizadas entre os estudantes e seus familiares de maneira lúdica, além de outras atrações.
Ao final do torneio, todos os 48 alunos disputantes receberão medalha das Olimpíadas. E os primeiros quatro colocados, tanto dos alunos dos quartos quanto dos quintos anos, receberão as seguintes premiações: 1º colocado – smartphone, 2º colocado – jogo Dobble Galápagos, 3º colocado – Taco Gato Cabra Queijo Pizza, 4º colocado – Jogo Misty. Esta é a etapa final de Torneios de Jogos que foram sendo realizados em cada uma das escolas que utilizam os recursos do Programa MenteInovadora da Mind Lab.
A parceria entre a rede pública de ensino do município e a Mind Lab beneficia 2.115 alunos, da pré-escola e do 3º ao 9º ano das 8 escolas da rede municipal.
“O Programa MenteInovadora é estruturado a partir de um tripé composto por jogos de raciocínio, métodos exclusivos e o professor como mediador. O programa é focado em um trabalho com competências cognitivas, emocionais, éticas e sociais usando ferramentas de metacognição que respaldam o aluno na construção de seus mecanismos de raciocínio e na regulação de suas emoções”, segundo Thiago Zola, Head de Produtos e Serviços da Mind Lab.
As habilidades socioemocionais, incentivadas a partir da utilização da metodologia Mind Lab, como trabalhar em equipe, cooperar e agir positivamente são importantes não só para escola, mas sim para a vida do aluno. Os jogos de raciocínio funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano e, associados às reflexões provocadas, conseguimos fomentar o autoconhecimento e autocontrole dos jovens.
Para mais informações sobre a metodologia, materiais educativos, processo de aprendizagem e possíveis parcerias, acesse o site da Mind Lab.
A Mind Lab
A Mind Lab colabora com redes públicas e privadas de ensino no enfrentamento do cenário de desigualdade educacional e geração de renda. Desde sua fundação no Brasil, em 2009, capacitou 200 mil professores para aplicação de suas metodologias em mais de 17 estados brasileiros, impactando diretamente 7,3 milhões de alunos e familiares.
No Rio Grande do Sul desde 2011, já impactou mais de 119 mil estudantes e 358 familiares por meio da colaboração com 16 municípios – Aratiba, Canoas, Caxias do Sul, Estância Velha, Igrejinha, Parobé, Pelotas, Portão, Porto Alegre, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Sapucaia, Tramandaí, Viamão e Xangri-Lá. Atualmente, é parceria das redes públicas de educação de Aratiba, Araricá, Nonoai, Portão, Porto Alegre e Xangri-lá.
Prefeitura Municipal de Xangri-lá
jplitoral.com.br